Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Programa de Pós-graduação >
DBI - Botânica Aplicada - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12784

Título: Microscoporogênese, viabilidade e morfologia do grão de pólen em acessos de Cynodon L.C. Rich. (Poaceae)
Título Alternativo: Microsporogenesis, pollen grain viabilitity and morphology in accessions of Cynodon L. C. Rich. (Poaceae)
Autor(es): Techio, Vânia Helena
Benites, Flávio Rodrigo Gandolfi
Vieira, Larissa Fonseca Andrade
Mendes-Bonato, Andrea Beatriz
Assunto: Gramíneas forrageiras
Pólen - Microsporogênese
Pólen - Morfologia
Forage grasses
Pollen - Microsporogenesis
Pollen - Morphology
Data de publicação: 20-Abr-2017
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: SILVA, D. M. Microscoporogênese, viabilidade e morfologia do grão de pólen em acessos de Cynodon L.C. Rich. (Poaceae). 2017. 42 p. Dissertação (Mestrado em Botânica Aplicada)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: O gênero Cynodon, foi comumente conhecido como planta daninha por diversos anos, contudo, houve um interesse crescente em estudar e utilizar as espécies após ser verificado a sua versatilidade, como a utilização para forragem animal e também na recuperação de áreas degradadas. O estudos sobre meiose em Cynodon são escassos, uma vez que as inflorescências são de tamanho reduzido, sendo difícil a padronização do estágio da coleta das espiguetas para observação. O objetivo deste estudo foi avaliar a microsporogênese, a viabilidade e a morfologia do grão de pólen de quatro acessos de Cynodon. Foram avaliados dois acessos tetraploides de Cynodon dactylon var. dactylon (L.) Pers. (grama bermuda) e dois acessos diploides de Cynodon nlemfuensis var. nlemfuensis Vanderyst, (grama estrela) onde foram empregadas técnicas de citogenética clássica para observação da meiose, avaliação da viabilidade polínica utilizando corantes: Carmim Propiônico 2% e Corante de Alexander e técnica de acetólise e análise de microscopia eletrônica de para avaliação da morfologia do grão de pólen. As anormalidades observadas nas análises de microsporogênese foram inferiores a 2% em todos os acessos avaliados, contudo os testes de coloração mostraram variações na taxa de viabilidade entre as espécies diploides e tetraploides. C. dactylon var. dactylon apresentou maior viabilidade que os acessos de C. nlemfuensis var. nlemfuensis e ambos os corantes foram eficientes nas classificações. Os grãos de pólen foram classificados como oblatos esferoidais, monoaperturados e sem ornamentações na exina.
Informações adicionais: Arquivo retido, a pedido da autora, até abril de 2018.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12784
Aparece nas coleções: DBI - Botânica Aplicada - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback