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dc.creatorFerreira, Mario Cesar Luz-
dc.date.accessioned2017-05-02T17:27:18Z-
dc.date.available2017-05-02T17:27:18Z-
dc.date.issued2017-04-02-
dc.date.submitted1990-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. C. L. Análise econômica de transporte e armazenagem de grãos: um estudo na região norte matogrossense. 1990. 63 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1990.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12793-
dc.description.abstractThe objective of this work «as to carry an economical analysis of grain 6torage and transportation in the Mato Grosso region (30 municiplaities); it also aimed to find out the storage déficit which took place there in 1987 as well as to forecast for 1995. Corn and soybean production data concerning 1987 were obtained at Fundação Cândido Rondon-MT for each municipality and the production forecast for 1995 form the C.F.P. recordings. Storage costs were discriminated in three size "modulus" either for investment or for operational cost through calculation sheets. Transportation costs were discriminated in accordance with rode types and physical qualities of grain obtained from GEIPOT. The method used was the metwork pattern. Five situations were used in this work, two of them concerning the present system (1987) and the three others concerning the future in (1995). For the present system- which is represented by situation I - the production flow was used taking into account just the existing warehouses. For the 6ituation II, the candidate warehouses were alocated, what increased two 5.000 - ton. Stores for Barra do Bugre and Várzea Grande. A reduction of 5.9% in the total transference cost was obtained for situation II. The production flow adopedt for the future system in situation III was designed just for the existing warehouses. In situation IV the designed production flow was used by alocating candidate warehouses with reduced capacity. Candidate stores with expanded capacity were alocated and the flow production designed was adopted. The final result suggests that the Network in 10 municipalities should be expanded by increasing storage capacity up to 688.000 t. The situation V suggests that Network in 4 municipalities should be expanded by increasing the storage capacity up to 500.000 t. Situation IV showed a total cost reduction of 13% when compared to situation III. When compared to situation IV, situation V showed to be as 12% lower while the total storage cost was 12% lower and was increased in 2%. These findings led to the conclusion that shorter alocation units are more profitable, bring more benefits to the farmers and increase the number of municipalities provided with stores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCereais - Armazenamentopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectMato Grossopt_BR
dc.titleAnálise econômica de transporte e armazenagem de grãos: um estudo na região norte matogrossensept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Guaracy-
dc.contributor.referee1Vieira, Arnaldo Pereira-
dc.contributor.referee2Reis, Antônio João dos-
dc.contributor.referee3Andrade, José Geraldo de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo geral, obter a análise econômica de transporte e armazenagem de grãos da região norte Matogrossense (30 municípios) e especificamente encontrar o défict de armazenagem dessa região em 1987 e a projeção para o ano de 1995. Os dados de produção do milho e da soja foram obtidos pela fundação Cândido Rondon-MT por município para o ano de 1987 enquanto a projeção foi obtida utilizando-se os arquivos da CFP. Os custos de armazenagem foram discriminados em três "módulos" de tamanhos, tanto para investimento quanto para custos de operações, obtidas através de planilhas de cálculos da CIBRAZEM. Os custos de transportes foram discriminados por modalidades de estradas e por qualidade física dos grãos, obtidos pelo GEIPOT. A metodologia utilizada foi o modelo de rede capacitada. Utilizou-se neste trabalho 5 situações, 2 para o sistema atual (1987) e 3 para o sistema futuro (1995). No sistema atual na situação 1 adotou-se o fluxo de produção apenas com os armazéns existentes. Na situação 2 adotou-se o fluxo de produção alocando-se armazéns candidatos, obtendo-se ampliação de 2 armazéns de 5.000 t para "Barra do Bugre" e "Várzea Grande". Na situação 2 obteve-se uma redução de 5,9% nos custos totais de transferência. No 6istema futuro, situação 3, adotou-se o fluxo de produção projetada apenas para os armazéns existentes. Na situação 4 adotou-se o fluxo de produção projetada alocando-se armazéns candidatos com capacidades reduzidas. Na situação 5 adotou-se o fluxo de produção projetada alocando-se armazéns candidatos com capacidades expandi- * as. 0 resultado foi a proposta da ampliação da rede em 10 municípios, elevando a capacidade de armazenagem em 680.000 t. A situação 5 propõem a ampliação da rede em 4 municípios, elevando em 500.000 t. A situação 4 apresentou uma redução nos custos totais de 13% em relação a situação 3. A situação 5 apresentou, em relação a situação 4 uma proposta 12% inferior, enquanto o custo total de armazenagem foi 12% menor e sofre um acréscimo de 2%. Este trabalho levou a conclusão de que a locação de unidades de armazenagem menores, comparada com unidades maiores e em menor número, é mais vantajosa além de trazer benefícios maiores para os produtores ao mesmo tempo que aumenta o número de municípios atendidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Ruralpt_BR
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