Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Wellington Elias de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T19:50:24Z | - |
dc.date.available | 2017-05-04T19:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-15 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, W. E. de. Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas. 2017. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825 | - |
dc.description.abstract | The study starts from the assumption that school education is a research process that aims to provide an autonomous condition for the student through a joint task of all curriculum, that is, of all disciplines. To do so, the aspects related to the composition of the teacher training units and the teaching plans were reviewed, besides reflecting, through a brief history, on the discipline of Philosophy in high school in the Brazil. Then, the curricular matrix of the Philosophy course of a Federal Higher Education Institution of the State of Minas Gerais, in the presentialmodality, is analyzed, with the objective of investigating its contribution as a pedagogical-methodological support for teaching in Philosophy. The analysisisbased on the theoretical bases of Adorno (Critical Theory), Severino, Gallo, among other authors that discuss the quality of Philosophy teaching in high school. The analysis of the data allows a reflection about the teacher training and the high school degree, demonstrating that there are several challenges, among them, the teacher's challenge to assume as a collaborator of significant changes in teacher and student training, and Still be a motivator for questioning and changes in undergraduate degrees. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Philosophy – Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teachers – In-service training | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Adorno, Theodor W., 1903-1969 | pt_BR |
dc.title | Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching of Philosophy and initial training in the degree courses | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Betlinsky, Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Betlinsky, Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee3 | Melo, Renato da Silva | - |
dc.description.resumo | O estudo parte do pressuposto de que a educação escolar é um processo de busca que visa propiciar condição autônoma ao educando através de uma tarefa conjunta de todo currículo, ou seja, de todas as disciplinas. Para isso, são revistos os aspectos relacionados com a composição das unidades de formação docente e com os planos de ensino, além de refletir, através de um breve histórico, sobre a disciplina de Filosofia no ensino médio no Brasil. Em seguida, analisa-se a matriz curricular do curso de Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior Federal do Estado de Minas Gerais, na modalidade presencial, com o objetivo de investigar sua contribuição como suporte pedagógico-metodológico para a docência em Filosofia. A análise fundamenta-se nas bases teóricas de Adorno (Teoria Crítica), Severino, Gallo, entre outros autores que discutem a qualidade do ensino de Filosofia no ensino médio. A análise dos dados permite uma reflexão acerca da formação docente e da licenciatura para o ensino médio, demonstrando que são vários os desafios existentes, entre eles, o desafio do professor de assumir-se como colaborador de mudanças significativas na formação docente e discente, e ainda ser um motivador para questionamento e mudanças nas licenciaturas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3290680315359967 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas.pdf | 848,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.