Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Wellington Elias de-
dc.date.accessioned2017-05-04T19:50:24Z-
dc.date.available2017-05-04T19:50:24Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.date.submitted2017-03-15-
dc.identifier.citationJESUS, W. E. de. Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas. 2017. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825-
dc.description.abstractThe study starts from the assumption that school education is a research process that aims to provide an autonomous condition for the student through a joint task of all curriculum, that is, of all disciplines. To do so, the aspects related to the composition of the teacher training units and the teaching plans were reviewed, besides reflecting, through a brief history, on the discipline of Philosophy in high school in the Brazil. Then, the curricular matrix of the Philosophy course of a Federal Higher Education Institution of the State of Minas Gerais, in the presentialmodality, is analyzed, with the objective of investigating its contribution as a pedagogical-methodological support for teaching in Philosophy. The analysisisbased on the theoretical bases of Adorno (Critical Theory), Severino, Gallo, among other authors that discuss the quality of Philosophy teaching in high school. The analysis of the data allows a reflection about the teacher training and the high school degree, demonstrating that there are several challenges, among them, the teacher's challenge to assume as a collaborator of significant changes in teacher and student training, and Still be a motivator for questioning and changes in undergraduate degrees.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPhilosophy – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.titleDocência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching of Philosophy and initial training in the degree coursespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinsky, Carlos-
dc.contributor.referee1Betlinsky, Carlos-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee3Melo, Renato da Silva-
dc.description.resumoO estudo parte do pressuposto de que a educação escolar é um processo de busca que visa propiciar condição autônoma ao educando através de uma tarefa conjunta de todo currículo, ou seja, de todas as disciplinas. Para isso, são revistos os aspectos relacionados com a composição das unidades de formação docente e com os planos de ensino, além de refletir, através de um breve histórico, sobre a disciplina de Filosofia no ensino médio no Brasil. Em seguida, analisa-se a matriz curricular do curso de Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior Federal do Estado de Minas Gerais, na modalidade presencial, com o objetivo de investigar sua contribuição como suporte pedagógico-metodológico para a docência em Filosofia. A análise fundamenta-se nas bases teóricas de Adorno (Teoria Crítica), Severino, Gallo, entre outros autores que discutem a qualidade do ensino de Filosofia no ensino médio. A análise dos dados permite uma reflexão acerca da formação docente e da licenciatura para o ensino médio, demonstrando que são vários os desafios existentes, entre eles, o desafio do professor de assumir-se como colaborador de mudanças significativas na formação docente e discente, e ainda ser um motivador para questionamento e mudanças nas licenciaturas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290680315359967pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas.pdf848,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.