Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12916
Título: Estruturas de mercado, governança e poder na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
Título(s) alternativo(s): Market, Governance and Power Structures Within the Dairy Productive Chain in Rio Grande do Sul, Brazil
Autor: Breitenbach, Raquel
Souza, Renato Santos de
Palavras-chave: Concorrência
Oligopsônio
Monopsônio
Leite - Produção
Competition
Oligopsony
Monopsony
Milk - Production
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 19-Nov-2015
Referência: BREITENBACH, R.; SOUZA, R. S. de. Estruturas de mercado, governança e poder na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 336-350, nov. 2015.
Resumo: As mudanças estruturais que ocorreram na década de 2000 no mercado de leite no Rio Grande do Sul geraram distintas estruturas de mercado de fatores na cadeia produtiva nas diferentes regiões do Estado. Em algumas regiões existe alta rivalidade entre empresas para aquisição do leite do agricultor, enquanto em outras, coexistem situações de monopsônio, sem concorrência. Reconhecendo que o ambiente institucional informal condiciona relações transacionais entre os agentes em diferentes cadeias do agronegócio, destaca-se o poder que os atores podem exercer em diferentes situações de mercado, fator que interfere nos custos de transação. O objetivo do presente estudo foi identificar, descrever e analisar as diferentes estruturas de mercado de matérias-primas na cadeia produtiva leiteira do RS e a sua influência sobre a conduta dos agentes e sobre a governança da mesma. De modo especial, o objetivo do estudo se concentrou em demonstrar como se estabelecem as relações de poder e suas influências nesses diferentes contextos. Para a realização da presente pesquisa foram identificados e estudados quatro casos reveladores e representativos do RS: dois casos de monopsônio e dois de oligopsônio concorrencial. Pesquisa documental, entrevistas com agricultores, representantes de empresas processadoras, bem como informantes chaves, compuseram a metodologia da presente pesquisa qualitativa. Como resultados destaca-se que a estrutura de governança é dependente do poder relativo dos agentes. A estrutura de mercado implica sobre a especificidade dos ativos, que influi na interdependência dos agentes, que interfere no poder relativo dos mesmos, que, por fim, impacta na estrutura de governança.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1027
Idioma: por
Aparece nas coleções:Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.