Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCS - Departamento de Ciência do Solo >
DCS - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12978

Título: Sorção e lixiviação de tiametoxam em solos tratados com lodo de esgoto e água residuária de suinocultura
Título Alternativo: Tiametoxam sorption and leaching in sewage sludge and swine wastewater treated water
Autor(es): Costa, Alisson Lucrecio
Lima, José Maria
Oliveira, Vitória Souza
Silva, Carlos Alberto
Rigitano, Renê Oliveira
Assunto: Solos – Lixiviação
Resíduos orgânicos como fertilizantes
Pesticidas – Aspectos ambientais
Soil – Leaching
Organic waste as fertilizer
Pesticides – Environmental aspects
Tiametoxam
Publicador: Universidade Federal Rural da Amazônia
Data de publicação: Abr-2015
Referência: COSTA, A. L. et al. Sorção e lixiviação de tiametoxam em solos tratados com lodo de esgoto e água residuária de suinocultura. Revista de Ciências Agrárias, Belém, v. 58, n. 2, p. 208-216, abr./jun. 2015.
Resumo: O uso de resíduos orgânicos em solos agrícola como adubos orgânicos é uma prática comum na agricultura moderna em vários países. Essa prática propicia a reciclagem desses resíduos, fornece nutrientes para as plantas e melhora as características físicas, química e biológicas dos solos. Entretanto, poucas pesquisas foram realizadas para avaliar os efeitos desses resíduos orgânicos na retenção e lixiviação de moléculas de pesticidas. Portanto, objetivou-se avaliar o efeito do lodo de esgoto (LE) e água residuária de suinocultura (ARS), além da água deionizada (AD) e solução iônica (SI) na sorção e lixiviação do tiametoxam em Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico (LVAd), Latossolo Vermelho Distroférrico (LVdf) e Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico (PVAd). O experimento de sorção foi realizado em amostras da camada de 0-20 cm, e o experimento de lixiviação em colunas de PVC com amostras da camada de 0-100 cm desses solos. O LVAd apresentou menor sorção de tiametoxam em relação aos solos estudados. O LE diminuiu a sorção deste pesticida no solo LVAd. A ARS reduziu a sorção do pesticida nos solos estudados. O LVdf apresentou menor lixiviação deste pesticida em relação aos outros solos. O LE e ARS aumentaram a lixiviação de tiametoxam nos solos LVAd e PVAd.
Abstract: O uso de resíduos orgânicos em solos agrícola como adubos orgânicos é uma prática comum na agricultura moderna em vários países. Essa prática propicia a reciclagem desses resíduos, fornece nutrientes para as plantas e melhora as características físicas, química e biológicas dos solos. Entretanto, poucas pesquisas foram realizadas para avaliar os efeitos desses resíduos orgânicos na retenção e lixiviação de moléculas de pesticidas. Portanto, objetivou-se avaliar o efeito do lodo de esgoto (LE) e água residuária de suinocultura (ARS), além da água deionizada (AD) e solução iônica (SI) na sorção e lixiviação do tiametoxam em Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico (LVAd), Latossolo Vermelho Distroférrico (LVdf) e Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico (PVAd). O experimento de sorção foi realizado em amostras da camada de 0-20 cm, e o experimento de lixiviação em colunas de PVC com amostras da camada de 0-100 cm desses solos. O LVAd apresentou menor sorção de tiametoxam em relação aos solos estudados. O LE diminuiu a sorção deste pesticida no solo LVAd. A ARS reduziu a sorção do pesticida nos solos estudados. O LVdf apresentou menor lixiviação deste pesticida em relação aos outros solos. O LE e ARS aumentaram a lixiviação de tiametoxam nos solos LVAd e PVAd.
URI: https://periodicos.ufra.edu.br/index.php?journal=ajaes&page=article&op=view&path%5B%5D=1717
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12978
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback