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dc.creatorPinto, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2017-05-18T17:17:57Z-
dc.date.available2017-05-18T17:17:57Z-
dc.date.issued2017-05-17-
dc.date.submitted2017-02-02-
dc.identifier.citationPINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995-
dc.description.abstractConduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGrupos colaborativospt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectTeoria de atividadespt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Metodologias de ensinopt_BR
dc.subjectCollaborative groupspt_BR
dc.subjectScientific alphabetizationpt_BR
dc.subjectTheory of activitiespt_BR
dc.subjectPhysics - Teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Teaching methodologiespt_BR
dc.titlePromovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativospt_BR
dc.title.alternativePromoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groupspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Paulo da-
dc.contributor.referee3Carvalho, Regina Simplício-
dc.contributor.referee4Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.description.resumoConduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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