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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSánchez, Celso-
dc.creatorMonteiro, Bruno-
dc.creatorMonteiro, Renata-
dc.date.accessioned2017-05-30T18:52:35Z-
dc.date.available2017-05-30T18:52:35Z-
dc.date.issued2010-01-
dc.identifier.citationSÁNCHEZ, C.; MONTEIRO, B.; MONTEIRO, R. Na trilha das pedras: algumas considerações sobre as metodologias de educação ambiental e o processo de escuta. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 24, p. 384-396, jan./jul. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.seer.furg.br/remea/article/view/3910pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13081-
dc.description.abstractIn this work we discuss the debate concerning the field in which the EE (Environmental Education) is presented as a policy option in a process of collective construction, standing as a prospect of changing the reality of the communities involved. In this direction, we try to address the methodologies and procedures applied to EE, highlighting the educational practice based on the ‘listening’ of community speech towards the need of contextualization of socio-environmental issues, thus, departing from the world view of the actors involved. We do not intend to bring out formulas or techniques, nor even develop some sort of EE "manual", but rather to propose a discussion of the EE as an instrument of perception and autonomy, having as references the ontological dimension and endogenous processes of collective participation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProcesso de escutapt_BR
dc.subjectDimensão ontológicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectListeningpt_BR
dc.subjectOntological dimensionpt_BR
dc.titleNa trilha das pedras: algumas considerações sobre as metodologias de educação ambiental e o processo de escutapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.pt_BR
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