Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DQI - Departamento de Química >
DQI - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13086

Título: O portal eletrônico interativo: contexto, estrutura, possibilidades de navegação e discursos sobre formação de professores de química
Título Alternativo: The Interativo! electronic portal: context, structures, navigation possibilities and discourses about chemistry teachers education
Autor(es): Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Martins, Isabel Gomes Rodrigues
Assunto: Formação de professores
Portais eletrônicos
Educação química
Química - Ensino
Teacher education
Websites
Chemistry education
Chemistry - Teaching
Publicador: Sociedade Brasileira de Química
Data de publicação: Nov-2010
Referência: MONTEIRO, B. A. P.; MARTINS, I. G. R. O portal eletrônico interativo: contexto, estrutura, possibilidades de navegação e discursos sobre formação de professores de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 249-256, Nov. 2010.
Resumo: Neste trabalho, descreve-se a análise de um portal eletrônico ou website (INTERATIVO) destinado à formação continuada de professores de Química, desenvolvido pela Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Considerando esses ambientes virtuais como textos culturais que materializam discursos e se constituem por meio de diferentes modos semióticos tecidos em linguagem hipertextual, foram utilizados os conceitos bakhtinianos de dialogismo e polifonia para caracterizar sua heterogeneidade discursiva. Analisaram-se também as possibilidades de navegação e os recursos disponíveis aos professores. Os resultados revelaram que, embora o portal possua um desenho que não explora o potencial dos sistemas hipermídia, traz discursos que se relacionam à valorização do papel do professor, ao resgate dos saberes docentes e à valorização da contribuição da pesquisa na área de Educação Química.
Abstract: This work describes the analysis of an electronic portal or website (INTERATIVO!) for the chemistry teachers continuous education, available in the internet, developed by the Division of Teaching of the Brazilian Society of Chemistry. Considering such virtual environments as cultural texts that they materialize discourses and are constituted through different semiotic modes woven in hipertextual language. Using the bakhtinian concepts of dialogism and polyphony, we analyzed the text of the Interativo! trying to characterize its discursive heterogeneity. Another aspect of the analysis concentrated on the investigation of the navigation possibilities and available resources to the teachers. Our results revealed that, although the website’s design does not explore the potential of the hypermedia systems, it brings together discourses emphasize teachers’ roles and practical knowledge as well as the contribution of research in Chemical Education.
URI: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/07-PE2009.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13086
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback