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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEnoque, Alessandro Gomes-
dc.creatorBorges, Alex Fernando-
dc.creatorSantos, Aline Cordeiro dos-
dc.date.accessioned2013-11-07T15:29:56Z-
dc.date.available2013-11-07T15:29:56Z-
dc.date.copyright2013-10-
dc.date.issued2013-11-07-
dc.identifier.citationENOQUE, A. G.; BORGES, A. F.; SANTOS, A. C. "Amarga Cana...": Representações sociais do trabalho na atividade de corte de cana-de-açúcar na Região de Ituiutaba-MG. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 16., 2013, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2013. Disponível em: < http://www.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/386.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1308-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.title“Amarga Cana”: Representações sociais do trabalho na atividade de corte de cana-de-açúcar na Região de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo consiste em compreender, a partir de uma abordagem psicossocial, as representações sociais do trabalho na atividade de corte de cana-de-açúcar. A pesquisa, fundamentada na abordagem qualitativa de investigação, foi orientada a partir da necessidade de identificação e investigação de sujeitos inseridos na atividade de colheita da cana-de-açúcar e que atuavam na região de Ituiutaba, Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas em profundidade junto a 12 trabalhadores, e suas narrativas foram analisadas com base na técnica de análise do discurso. O recorte teórico que fundamentou a realização deste estudo envolveu, a partir de uma abordagem da Psicologia Social, a Teoria das Representações Sociais. As representações sociais seriam modalidades de conhecimento particular que circulam no dia-a-dia e que têm como função a comunicação entre indivíduos, criando informações e nos familiarizando com o estranho de acordo com categorias de nossa cultura, por meio da ancoragem e da objetivação. A análise percorreu três representações principais: o ser migrante, o ser trabalhador e a organização do trabalho. Ao ser migrante, estes trabalhadores buscam melhores condições salariais em uma atividade fortemente marcada pelo esforço físico, insalubridade, periculosidade e precariedade. Conclui-se, portanto, que a atividade de corte da cana marca a subjetividade do trabalhador, incutindo nele uma forte ideologia do “trabalho árduo” como o único caminho para o sucesso. Espera-se que, com este trabalho, todo um universo "invisível" e "precarizado", "lar" de um enorme contingente de trabalhadores, passe a ser objeto de reflexão por parte da academia, possibilitando a geração de estudos e pesquisas que busquem problematizar essa realidade.pt_BR
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