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Título: O Museu de História Natural da UFLA como um espaço de divulgação científica e a formação inicial de professores
Autor(es): Melo, José Sebastião de Andrade
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Carvalho, Fabiana Cristina de
Pinto, Luciana de Matos Alves
Soares, Ângela Maria
Assunto: Formação de professores
Espaços não formais de educação
Educação em ciências
Museus - Divulgação científica
Teacher education
Non-formal education environment
Science education
Museums - Scientific divulgation
Publicador: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Data de publicação: Jan-2014
Referência: MELO, J. S. de A. et al. O Museu de História Natural da UFLA como um espaço de divulgação científica e a formação inicial de professores. Extendere, Mossoró, v. 2, n. 1, p. 149-165, jan./jun. 2014.
Resumo: Este relato de experiência refere-se às ações de ensino e divulgação em ciências realizadas no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. A atividade investigada trata de uma proposta didática para o ensino de conteúdos de Química, que explora o acervo deste museu. O primeiro objetivo foi desenvolver uma prática didática diferenciada dentro de um museu de história natural para promover o ensino e a divulgação dos conteúdos. O segundo foi investigar qual contribuição formativa foi dada aos licenciandos envolvidos, que cumpriram parte de seus estágios supervisionados obrigatórios nos eventos deste espaço não-formal de educação. Obtiveram-se, como resultados, o desenvolvimento da prática pedagógica intitulada Detetives no museu – Investigando a questão: de que é feito nosso planeta? e a confirmação da hipótese levantada quanto às contribuições dadas à formação profissional dos estagiários no desenvolvimento dessa proposta, visto que a participação dos licenciandos possibilitou a oportunidade de complementarem a formação como educadores de uma maneira diferenciada, pois exploraram um espaço de educação não-formal. Concluímos que a experiência foi válida, especialmente ao considerar que, tradicionalmente, os estágios supervisionados dos cursos de formação de professores no Brasil estão restritos ao acompanhamento de aulas em ambientes escolares. Chama-se a atenção para um fato que pode ser constatado nesse e em outros relatos: as experiências de formação de professores em espaços não formais de educação, tais como museus, centros de ciências e centros culturais, apesar de serem raras em nosso país, são ricas e vêm contribuindo para a formação inicial de professores.
Abstract: This experience report refers to the actions of teaching and dissemination of science held at the Natural History Museum of the Federal University of Lavras. The activity under investigation was a didactic proposal for Chemistry teaching by exploring the collection of this museum. We aimed at developing a new teaching practice within a natural history museum in order to promote the dissemination and teaching of chemistry related contents as well as investigating what formative contribution was given to the undergraduates involved, who spent part of their supervised practice in this environment of non-formal education. The results obtained were the development of pedagogical practice called "Detectives at the museum - Investigating the question: what is our planet made of ?" and the confirmation of the hypothesis concerning the contributions given to the education of these students during the development of the proposal, once the participation of undergraduates in planning and implementing activities in the museum allowed them the opportunity to complement their education as teachers once they explored a non-formal education environment. We conclude that the experience was valid, especially when considering that the traditional supervised practice of education courses for teachers in Brazil are restricted to the monitoring of lessons in school environments. This way, we draw attention to the fact that, although initiatives in teacher education in nonformal education environments such as museums, science and cultural centers, are few in Brazil, these experiences are substantial and they have been contributing to the initial education of teachers.
URI: http://periodicos.uern.br/index.php/extendere/article/view/1265
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13182
Idioma: pt_BR
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