Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Wellington-
dc.creatorCastro, Cleber Carvalho de-
dc.date.accessioned2017-07-07T17:02:39Z-
dc.date.available2017-07-07T17:02:39Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationTAVARES, W.; CASTRO, C. C. de. Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 26-53, jan./abr. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13301-
dc.description.abstractCurrently has been directed to the greater importance production area, which, in part, due to greater convergence of views on the importance of manufacturing strategy and competitiveness. In this sense, this paper presents an analysis of how production strategies are set in the baking sector. Based on studies of Contador (1995) and Weelwright (1984), we constructed a framework for analyzing production strategies through a Case Studies in the company "Delícias do Trigo", identifying the areas in which the company competes (price, product, period, service or image) and how it operates in strategic decision categories (capability, installation, process technology, compared with the links in the chain, human resources, quality and systems of organization and control). The analyzes were also used for qualifying criteria and winners order (HILL, 1992). In collecting data from qualitative case study was used semi-structured interview. Among the main conclusions can be noted that despite the expansion of services the company has pursued further expansion through new customer accounts and increased sales from current customers, entering new products and different lines from those presented today. In addition, the company has acted consistently in the field of product quality, which enabled a breakthrough in terms of organizing production and maturation of the business idea in previous years projected to change the focus of activity company.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Sul de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista Eletrônica de Estratégia & Negóciospt_BR
dc.subjectEstratégia de produçãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Inovaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Competiçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectProduction strategypt_BR
dc.subjectEnterprises - Innovationpt_BR
dc.subjectEnterprises - Competitionpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleEstratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificadospt_BR
dc.title.alternativeProduction strategy and your support for competition: the case of the company's Delícias do Trigo in the bakery marketpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, tem-se direcionado maior importância à área de produção, o que, em partes, se deve à maior convergência de opiniões sobre a importância da estratégia de produção e da competitividade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma análise de como as estratégias de produção estão configuradas no setor de panificação. Com base nos estudos de Contador (1995) e Weelwright (1984), construiu-se um framework que foi utilizado para a análise das estratégias de produção no caso da empresa “Delícias do Trigo”, identificando-se os campos em que a empresa compete (preço, produto, prazo, assistência ou imagem) e como ela atua nas categorias estratégicas de decisão (capacidade, instalação, tecnologia de processos, relação com os elos da cadeia, recursos humanos, qualidade e sistemas de organização e controle). Para as análises, utilizou-se, também, dos critérios qualificadores e ganhadores de pedido (HILL, 1992). Na coleta de dados do estudo de caso qualitativo, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Entre as principais conclusões do estudo, pode-se ressaltar que apesar da expansão no atendimento, a empresa tem perseguido maior expansão por meio de novas contas de clientes e de aumentos nas vendas dos clientes atuais, inserindo novos produtos e linhas diferentes das que apresenta atualmente. Além disso, a empresa tem atuado de forma coerente no campo da qualidade do produto, o que permitiu um grande avanço em termos de organização da produção e de amadurecimento da ideia de negócio projetada nos anos anteriores à mudança no foco de atuação da empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons