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Título: Coevolução organização-ambiente: o estudo de caso de uma rede varejista brasileira
Título Alternativo: Organization-environment coevolution: a case study of a brazilian retailer networking
Autor(es): Oliveira, Aline Lourenço de
Castro, Cleber Carvalho de
Rezende, Daniel Carvalho de
Assunto: Redes Interorganizacionais
Organizações - Coevolução
Comportamento organizacional
Interorganizational networks
Organizations - Coevolution
Organizational behavior
Publicador: Business Journalz
Data de publicação: Abr-2015
Referência: OLIVEIRA, A. L. de.; CASTRO, C. C. de; REZENDE, D. C. de. Coevolução organização-ambiente: o estudo de caso de uma rede varejista brasileira. Business Management Review, v. 4, n. 10, p. 58-67, Apr. 2015.
Resumo: O artigo tem como problema de pesquisa a questão: como as redes interorganizacionais horizontais surgem? Este estudo busca responder este problema por meio da abordagem da coevolução. Esta é uma abordagem teórica de analise do movimento de interação entre as organizações e seus ambientes que resultam em novos formatos organizacionais. O estudo foi realizado em uma rede de supermercados do sul do Estado de Minas Gerais no Brasil. O objetivo é caracterizar o comportamento dos supermercadistas na formação da rede com base na abordagem da coevolução. Os procedimentos metodológicos foram o estudo de caso qualitativo, entrevistas semi-estruturadas e a análise de conteúdo e descritiva dos dados. O modelo de análise envolveu o macroambiente, o microambiente e o ambiente de tarefa. A pesquisa mostrou sinais de comportamento coevolutivo na formação da rede. A coevolução trás uma compreensão mais abrangente do comportamento organizacional e permite superar restrições das visões rigidamente delimitadas
Abstract: The article is the research problem the question of how the horizontal interorganizational networks come from? This study seeks to answer this problem by addressing the co-evolution. Coevolution is a theoretical approach that analyzes the movement and interaction between organizations and their environments that result in new organizational formats. The study was conducted in a Brazilian supermarket networking in southern of the State of Minas Gerais. The goal is to characterize the behavior of supermarket in the formation of network-based approach to coevolution. The methodological procedures were qualitative case study, semi-structured interviews and content analysis and descriptive data. The analysis model analysis dimensions involved as the macroenvironment, the microenvironment and the environment task. Research has shown signs of coevolutionary behavior in network formation. The coevolution behind a more comprehensive understanding of organizational behavior. This approach allows to overcome limitations of rigidly defined visions that explore, for example, purely deterministic features of the macro level, such as natural selection, or proactive at the micro level, such as strategic choice.
URI: http://www.businessjournalz.org/Brazil%20Special%20Edition/SI%20April,%202015/BMR(00122)-V4-N10-April-2015-SI-VI-06.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13358
Idioma: por
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