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dc.creatorPinto, Lauisa Barbosa-
dc.date.accessioned2017-07-14T17:09:57Z-
dc.date.available2017-07-14T17:09:57Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2017-04-27-
dc.identifier.citationPINTO, L. B. Ação comunicativa como base para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho. 2017. 179 p. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13361-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the dialogical negotiation process between UFLA and SindUFLA in light of the communicative action aimed at developing Quality of Working Life (QWL). The studied context corresponds to the dialogical negotiation process occu rred during the strike period of 2015, which culminated in the signature of the “Term of agreement resulting from the negotiations between the Rectory of UFLA and S ind-UFLA, conducted during strike period”. The actions, which were standardized in this term of agreement, are actions that change the parameters of work organization and that influence LQW. The Theory of Communicative Action, developed by Habermas (2012), was used as a tool for analyzing this dialogical process, and the QWL Systemic Model, developed by Vilas Boas and Morin (2015), was used as theoretical basis for Quality of Working Life. As converging points of these theories, we verify the participation of the workers and autonomy. The research, which used the hermeneutical approach, occurred in two phases. In the first, many texts were analyzed by means of analytical categories (dialogicity, intersubjectivity, validity and legitimacy, and consensus). In the second, an opinion research was answered by the Administrative Technicians in Education regarding their perception of the dialogical process. With this research, it was possible to understand that the Life Quality at Work actions are legitimate and valid if resulting from a dialogical process with the compromise of a consensus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTrabalho - Qualidade de vidapt_BR
dc.subjectTeoria do agir comunicativopt_BR
dc.subjectProcesso dialógicopt_BR
dc.subjectGreve - Negociaçãopt_BR
dc.subjectQuality of working lifept_BR
dc.subjectTheory of communicative actionpt_BR
dc.subjectDialogical processpt_BR
dc.subjectStrike - Negotiationpt_BR
dc.titleAção comunicativa como base para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.title.alternativeCommunicative action as basis for the development of quality of working lifept_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.advisor-co1Pereira, José Roberto-
dc.contributor.referee1Tenório, Fernando Guilherme-
dc.contributor.referee2Paiva, Kely César Martins de-
dc.contributor.referee3Cappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.contributor.referee4Kilimnik, Zélia Miranda-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar o processo dialógico de negociação entre UFLA e Sind-UFLA à luz do agir comunicativo com vistas ao desenvolvimento de ações que podem melhorar a qualidade de vida no trabalho (QVT). O contexto estudado corresponde ao processo dialógico de negociações ocorridas no período da greve de 2015, que culminou na assinatura do “Termo de acordo resultante das negociações entre a Reitoria da UFLA e o Sind-UFLA realizadas em período de greve”. As ações que foram normatizadas nesse termo de acordo são ações que alteram os parâmetros de organização do trabalho e influenciam a QVT. Fo i utilizada a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012) como lente de análise desse processo dialógico e o Modelo Sistêmico de QVT de Vilas Boas e Morin (2015) como base teórica de Qualidade de Vida no Trabalho. Como pontos convergentes dessas duas teorias utilizadas e que foram observados neste trabalho tem-se a participação dos trabalhadores e a autonomia. A pesquisa, que utilizou a abordagem hermenêutica, ocorreu em duas fases, a primeira analisou diversos textos por meio das categorias analíticas (dialogicidade; intersubjetividade; validade e legitimidade; e, consenso) e a segunda foi uma pesquisa de opinião respondida pelos TAES sobre a percepção do processo dialógico. Foi possível compreender com esta pesquisa que as ações de QVT são legítimas e válidas se forem resultado de um processo dialógico com o compromisso de um consenso.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0579675835197932pt_BR
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