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metadata.artigo.dc.title: O campo de estudos sobre educação a distância: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais
metadata.artigo.dc.title.alternative: The field of studies on distance education: a bibliometric study in national journals
metadata.artigo.dc.creator: Souza, Donizeti Leandro de
Ferrugini, Lílian
Castro, Cleber Carvalho de
metadata.artigo.dc.subject: Educação a distância
Estudos bibliométricos
Distance education
Bibliometric study
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
metadata.artigo.dc.date.issued: Sep-2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SOUZA, D. L. de; FERRUGINI, L.; CASTRO, C. C. de. O campo de estudos sobre educação a distância: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 138-159, set. 2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Os estudos sobre Educação a Distância (EaD) têm crescido nos últimos anos, despertando a atenção de pesquisadores e gestores educacionais quanto às suas particularidades. Diante disso, surge a necessidade de diagnosticar por onde caminham os estudos brasileiros direcionados para essa temática, identificando as possíveis características e limitações para avanços teórico-metodológicos. Assim, o objetivo deste artigo é mapear o campo de estudos sobre Educação a Distância no Brasil, comparando-o com estudos internacionais. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliométrico a partir de 51 artigos publicados entre os anos de 2008 a 2013 em 23 periódicos nacionais, além de um estudo bibliográfico realizado a partir dos 20 principais artigos internacionais identificados na base de dados Web of Knowledge. Os artigos foram investigados com base na análise de conteúdo, identificando as principais temáticas e metodologias utilizadas, assim como os principais autores e instituições com maior quantidade de publicações. Entre os principais resultados, constata-se que o campo de estudos brasileiro se caracteriza pelo grande interesse por aspectos pedagógicos e metodológicos da EaD, um predomínio de abordagens qualitativas e uma baixa interação entre instituições na rede de coautoria. Os resultados são válidos para um maior entendimento sobre as pesquisas envolvendo a temática “Educação a Distância no Brasil”, permitindo identificar as possíveis tendências e limitações desse campo de estudos.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Studies of Distance Education (DE) have grown in recent years taking the attention of researchers and educational managers as to their particularities.Given this, there is a need to diagnose how are the Brazilian studies on this theme, identifying the possible features and limitations to theoretical and methodological advances. So, the objective of this article is to map the field of studies on Distance Education in Brazil, comparing it to some international studies. For this, we developed a bibliometric study from 51 articles published between the 2008 to 2013 years in 23 national journals, and a bibliographic study from the 20 major international articles identified in the Web of Knowledge database.The articles were investigated based on content analysis, identifying the key themes and methodologies used, as well as main authors and institutions with the highest number of publications.Among the main results, we found out that the predominance in the Brazilian studies is the great interest for pedagogical and methodological aspects of distance education, a predominance of qualitative approaches and a low interaction between institutions in co-authoring network. The results are valid for a greater understanding of the research involving the theme "Distance Education in Brazil", allowing identifying possible trends and limitations of this field of study.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13385
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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