Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13385

Title: O campo de estudos sobre educação a distância: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais
Other Titles: The field of studies on distance education: a bibliometric study in national journals
???metadata.dc.creator???: Souza, Donizeti Leandro de
Ferrugini, Lílian
Castro, Cleber Carvalho de
Keywords: Educação a distância
Estudos bibliométricos
Distance education
Bibliometric study
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Issue Date: Sep-2014
Citation: SOUZA, D. L. de; FERRUGINI, L.; CASTRO, C. C. de. O campo de estudos sobre educação a distância: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 138-159, set. 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos sobre Educação a Distância (EaD) têm crescido nos últimos anos, despertando a atenção de pesquisadores e gestores educacionais quanto às suas particularidades. Diante disso, surge a necessidade de diagnosticar por onde caminham os estudos brasileiros direcionados para essa temática, identificando as possíveis características e limitações para avanços teórico-metodológicos. Assim, o objetivo deste artigo é mapear o campo de estudos sobre Educação a Distância no Brasil, comparando-o com estudos internacionais. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliométrico a partir de 51 artigos publicados entre os anos de 2008 a 2013 em 23 periódicos nacionais, além de um estudo bibliográfico realizado a partir dos 20 principais artigos internacionais identificados na base de dados Web of Knowledge. Os artigos foram investigados com base na análise de conteúdo, identificando as principais temáticas e metodologias utilizadas, assim como os principais autores e instituições com maior quantidade de publicações. Entre os principais resultados, constata-se que o campo de estudos brasileiro se caracteriza pelo grande interesse por aspectos pedagógicos e metodológicos da EaD, um predomínio de abordagens qualitativas e uma baixa interação entre instituições na rede de coautoria. Os resultados são válidos para um maior entendimento sobre as pesquisas envolvendo a temática “Educação a Distância no Brasil”, permitindo identificar as possíveis tendências e limitações desse campo de estudos.
Abstract: Studies of Distance Education (DE) have grown in recent years taking the attention of researchers and educational managers as to their particularities.Given this, there is a need to diagnose how are the Brazilian studies on this theme, identifying the possible features and limitations to theoretical and methodological advances. So, the objective of this article is to map the field of studies on Distance Education in Brazil, comparing it to some international studies. For this, we developed a bibliometric study from 51 articles published between the 2008 to 2013 years in 23 national journals, and a bibliographic study from the 20 major international articles identified in the Web of Knowledge database.The articles were investigated based on content analysis, identifying the key themes and methodologies used, as well as main authors and institutions with the highest number of publications.Among the main results, we found out that the predominance in the Brazilian studies is the great interest for pedagogical and methodological aspects of distance education, a predominance of qualitative approaches and a low interaction between institutions in co-authoring network. The results are valid for a greater understanding of the research involving the theme "Distance Education in Brazil", allowing identifying possible trends and limitations of this field of study.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13385
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_O campo de estudos sobre educação a distância - um estudo bibliométrico em periódicos nacionais.pdf556.46 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback