Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13418

Title: Cultura brasileira e marketing de relacionamento: um estudo etnográfico no varejo
Other Titles: Brazilian culture and relationship marketing: an ethnographic study in retail
???metadata.dc.creator???: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Keywords: Empresas - Cultura brasileira
Marketing de relacionamento
Empresas varejistas
Pequenas empresas
Business - Brazilian culture
Relationship marketing
Retail companies
Small business
Publisher: Universidade Nove de Julho
Issue Date: Jul-2014
Citation: LOURENÇO, C. D. da S. Cultura brasileira e marketing de relacionamento: um estudo etnográfico no varejo. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 13, n. 5, jul./set. 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender como os traços culturais brasileiros se manifestam nas relações de troca comercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores. Como, na área de marketing, uma das perspectivas teóricas que buscam dar conta das relações entre empresas e consumidores é o marketing de relacionamento, procurou-se compreender as trocas tendo também esta perspectiva como suporte. Partindo do pressuposto de que a relação de troca comercial é também uma relação humana e social, procurou-se tratar a troca como um fenômeno social. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em cinco empresas varejistas de um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais – um supermercado, uma farmácia, uma panificadora, um posto de combustíveis e uma loja de hortifrutigranjeiros – durante o período de um ano (dez/2008 a dez/2009) utilizando-se como método a etnografia. A observação participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Quanto aos resultados, evidenciou-se como o personalismo, a cordialidade, a não valorização do trabalho manual, a aversão ao conflito, a malandragem e o jeitinho se manifestaram nas relações comerciais. A principal conclusão a que se chegou é a de que a realidade das trocas comerciais no varejo é complexa e multifacetada tanto quanto o é a cultura brasileira. No final deste trabalho, são apresentadas as implicações teóricas e metodológicas para a área acadêmica de marketing e as implicações gerenciais, especialmente para as empresas varejistas.
Abstract: This study was conducted in order to understand how Brazilian cultural traits are manifested in the relations of trade between employees of micro and small retailers and their customers. How, in marketing, one of the theoretical perspectives that seek to account for the relationship between businesses and consumers is relationship marketing, we sought to understand the exchanges and also to support this view. Assuming that the exchange ratio is also a commercial and social human relationship, we tried to treat the exchange as a social phenomenon. The research, qualitative in nature, was conducted in five retailers in a small city in southern Minas Gerais during the period of one year (Dec/2008 to Dec/2009) using ethnography as a method. As to results, as evidenced personalism, the warmth, the valuation of non-manual work, aversion to conflict, and the cunning knack manifested in trade relations. The main conclusion reached is that the reality of retail trade is complex and multifaceted as much as is the Brazilian culture.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13418
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Cultura brasileira e marketing de relacionamento - um estudo etnográfico no varejo.pdf475.08 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback