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Title: Comércio internacional de carne bovina: características institucionais que envolvem Brasil e Rússia
Other Titles: International beef trade: institutional characteristics involving Brazil and Russia
???metadata.dc.creator???: Thomé, Karim Marini
Carvalho, José Márcio
Calegário, Cristina Lélis Leal
Leitão, Fabrício Oliveira
Beasley, Caroline Maria Guimarrães
Keywords: Carne bovina - Comércio internacional
Ambiente institucional
Mercado russo de carne bovina
Beef market - International trade
Institutional environment
Russian beef market
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Issue Date: Jan-2011
Citation: THOMÉ, K. M. et al. Comércio internacional de carne bovina: características institucionais que envolvem Brasil e Rússia. Informe Gepec, Toledo, v. 15, n. 1, p. 99-111, jan./jun. 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo descreve o aumento do comércio internacional de carne bovina in natura brasileira com a Rússia e as características institucionais envolvidas. A pesquisa usa como referencia atributos institucionais para discutir os dados levantados por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas realizadas em três etapas no mês de outubro de 2009 e respondida por agentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, caracterizando assim um estudo qualitativo-descritivo. Os resultados mostram que mudanças no ambiente institucional no mercado russo possibilitaram um grande incremento das exportações brasileiras. Este fato está relacionado à dificuldade dos importadores russos em conseguir produto com qualidade exigida pelas suas normas junto aos seus tradicionais fornecedores europeus que tiveram problemas de segurança alimentar e queda na oferta. O mercado russo apresenta enorme vigor, e traços de instabilidade no ambiente institucional pelo ponto de vista do fornecimento brasileiro, sobretudo relacionado às cotas e taxações, isto gera a necessidade das autoridades públicas e associações de interesse privado dos dois países desenvolvam bases para um ambiente de negócios mais estável.
Abstract: This paper aims to describe the growing of the international trade of Brazilian meat with Russia and the characteristics of the institutional environment surround. The research uses in reference institutional attributes to discuss the data collected through literature review and semistructured interviews conducted in three stages in October 2009 and answered by agents of the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply of Brazil, characterizing a descriptive qualitative study. The results show that changes in the institutional environment of Russian market has enabled an increase in Brazilian exports. This fact is related with the difficulty of the Russian importers in obtain products with the quality requested for their rules to their traditional European providers that had problems of food safety and offer decrease. The Russian market has enormous volume force as well as instability traces in the institutional environment, primarily related to quotas and their taxes, it creates the need of public authorities and associations of private interest of both countries develop the bases for a more stable environment business.
URI: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/4039
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13463
???metadata.dc.language???: pt_BR
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