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Título: Orientação para mercado externo do café brasileiro
Export market orientation from brazilian coffee
Autores: Brandão, Fernanda Scharnberg
Ceolin, Alessandra Carla
Gianezini, Miguelangelo
Ruviaro, Clandio Favarini
Dias, Eduardo Antunes
Barcellos, Júlio Otávio Jardim
Palavras-chave: Agribusiness
Cafeicultura
Agronegócio
Decision making
ROI
Export
Coffee crop
Tomada decisão
Exportação
Data do documento: 1-Ago-2017
Citação: BRANDÃO, F. S. et al. Orientação para mercado externo do café brasileiro. Coffee Science, Lavras, v. 7, n. 3, p. 275-283, set./dez. 2012.
Descrição: Objetivou-se, neste artigo, verificar se o Índice de Orientação Regional (IOR) pode auxiliar na tomada de decisão naorientação para o mercado externo do café brasileiro. Com a abordagem da Teoria da Tomada da Decisão, por meio do métodoquantitativo e descritivo, é calculado o IOR para verificar se as exportações brasileiras de café estão sendo destinadas aos principaisimportadores. Os dados das exportações brasileiras de café verde utilizados são da Base AliceWeb, vinculada à Secretaria de ComércioExterior (SECEX) do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no período de 2000 a 2009. As exportações de café sãocada vez menos direcionadas para Canadá, Países Baixos, França, Itália, Bélgica e Espanha, com maior destaque para o decréscimo doIOR da Eslovênia. Os resultados demonstram que as exportações brasileiras de café verde direcionam-se cada vez mais para a Suécia,Finlândia, Japão, Alemanha, EUA, considerando que o IOR apresenta valores crescentes para tais regiões, ressaltando que a Alemanhae os EUA – importantes mercados para que o Brasil siga orientando suas exportações – representam mais de 40% das importações decafé. A originalidade do estudo reside na utilização da metodologia IOR para auxiliar o tomador de decisão na orientação para o mercadoexterno, conhecendo-se a tendência dos principais concorrentes do produto. Tal abordagem, somada a outros indicadores econômicospode possibilitar a implementação de políticas comerciais, no sentido de redirecionar os produtos para mercados que apresentemmaior dinamismo em suas importações.
This paper aims to verify whether the Regional Orientation Index (ROI) can assist in decision making for export marketorientation for Brazilian coffee, to export the searching products from the major importers. The Decision Making Theory was adoptedand through the descriptive and quantitative method, the ROI is calculated in order to determine if Brazilian coffee exports are beingaddressed to the main importers. The data source of Brazilian green coffee used is the ALICEWEB base, linked to the Department ofCommerce (SECEX) of the Ministry of Industry and Trade (MDIC) for the period studied from 2000 to 2009 in US dollars (USD). Weobserved that coffee exports have been less directed towards countries like Canada, Netherlands, France, Italy, Belgium and Spain,with emphasis on decline of the ROI in Slovenia. The results also show that the Brazilian green coffee have been exported for Sweden,Finland, Japan, Germany, USA. The ROI shows increasing values for these regions, noting that over 40% of coffee imports arerepresented by Germany and USA, which are important markets for Brazil to follow when directing their exports. The originality ofthis study is to assist the decision makers through the ROI methodology for export market orientation for Brazilian coffee, accordingto the behavior and development of exports. This approach along with other economic indicators may indicate possibilities related tothe implementation of trade policies in order to redirect products to specific markets.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13862
Outros identificadores: http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/article/view/382
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