Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLatorraca, João Vicente de Figueiredo-
dc.creatorIwakiri, Setsuo-
dc.date2015-10-06-
dc.date.accessioned2017-08-01T20:13:28Z-
dc.date.available2017-08-01T20:13:28Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationLATORRACA, J. V. de F; IWAKIRI, S. Efeitos do tratamento das partículas de Eucalyptus dunnii (Maid), da variação da relação madeira-cimento e do uso de aditivos sobre as propriedades físicas e mecânicas de chapas de madeira-cimento. CERNE, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 68-76, 2000.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14068-
dc.description.abstractThis research assesed the technical feasibility of the production of mineral boards, through the utilization of Eucalyptus dunnii particles, and evaluated the particles treatments efficiency, the influence of the wood:cement ratio variation and the use of chemical additive. The used cement was the commercialy available Portland type. Three particles treatments were analized: particles without treatment; particles treated with hot water for 1 hour at 80 ºC; and particles treated with NaOH 1% for 24 hours; two wood:cement ratios (1:2.5 and 1:3.0), two chemical additives (CaCl2 and MgCl2) and their effects over physical and mechanical properties of boards. The assessed physical and mechanical properties were: static bending; parallel compression; internal bond; and dimensional stability (water absorption and thickness swelling after immersion in water). The results were statistically analyzed through factorial analysis of covariance. Among the analyzed factors, particles treatments caused a more pronounced effect on the boards properties, with a negative contribution to the results. The increment of the wood:cement ratio did not showed higher average values for the mechanical properties, except for the internal bond. In general, MgCl2 was the chemical additive with better performance.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade Federal de Lavras (UFLA)-
dc.relationhttp://www.cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/484/420-
dc.rightsCopyright (c) 2015 CERNE-
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.source2317-6342-
dc.source0104-7760-
dc.subjectChapas minerais-
dc.subjectChapa de madeira-cimento-
dc.subjectEucalipto-
dc.subjectPropriedades físicas-
dc.subjectPropriedades mecânicas-
dc.subjectWood-cement boards-
dc.subjectMineral boards-
dc.subjectEucalyptus dunnii-
dc.subjectPhysical properties-
dc.subjectMechanical properties-
dc.titleEfeitos do tratamento das partículas de Eucalyptus dunnii (Maid), da variação da relação madeira-cimento e do uso de aditivos sobre as propriedades físicas e mecânicas de chapas de madeira-cimento-
dc.title.alternativeEffect of particle treatment of Eucalyptus dunni (Maid), wood:cement ratio and additives on the physical and mechanical properties of wood-cement boards-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do tratamento das partículas, da variação da relação madeira:cimento e da utilização de aditivos químicos sobre as propriedades físicas e mecânicas das chapas minerais fabricadas com partículas de Eucalyptus dunnii (Maid) combinada com cimento portland. Foram empregados três tratamentos de partículas (partículas sem tratamento, tratadas com água quente por 1 h a 80ºC e tratadas com NaOH a 1%, por 24 h), duas relações madeira:cimento (1:2,5 e 1:3,0) e dois aditivos químicos (CaCl2 e MgCl2). Foram realizadas análises das propriedades físicas e mecânicas das chapas e os resultados demonstraram que, dentre os três fatores analisados, o tratamento das partículas foi o que causou efeito mais pronunciado sobre as propriedades das chapas, interferindo negativamente nos resultados. O aditivo químico que melhor desempenho apresentou foi o MgCl2.-
Aparece nas coleções:CERNE



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons