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dc.creatorPaulino, Alessandro Garcia-
dc.date.accessioned2013-11-22T10:05:25Z-
dc.date.available2013-11-22T10:05:25Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.date.submitted2013-09-12-
dc.identifier.citationPAULINO, A. G. Cinema, gênero e sexualidades na formação inicial de professores e professoras. 2013. 133 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1429-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e diversidades na Escola, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectLicenciaturaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDifferencespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.titleCinema, gênero e sexualidades na formação inicial de professores e professoraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGênero e Diversidades na Escolapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoEste trabalho tem como panorama a formação inicial de professores/as nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Lavras – MG nas temáticas de Gênero, Sexualidades e Cinema. A pesquisa tem o seguinte problema: Qual a contribuição do cinema para as discussões de gênero e sexualidades na formação inicial de educadores/as? Para tentar responder a esse questionamento buscou-se, pelos objetivos específicos, coletar e analisar filmes na temática de gênero e sexualidades e propor um curso de extensão intitulado “Cinema, Gênero, Sexualidades e Educação” para os/as discentes dos cursos de licenciatura. O curso de extensão foi dividido em três momentos: 2 horas presenciais para a mostra fílmica, 2 horas presenciais para a discussão do filme e 4 horas a distância para a produção de um texto a partir do filme assistido. Diante dos objetivos explicitados anteriormente, utilizou-se “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foram utilizados dois filmes “Breakfast With Scot” (2009) e “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as questões de gênero e sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, ou seja, discentes dos cursos de licenciatura, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões, levando em consideração seus saberes e discursos a respeito das temáticas de gênero e sexualidades a partir dos dois filmes assistidos. O material empírico, advindo desses procedimentos de pesquisa, foi articulado com as teorizações Pós-estruturalistas e os estudos Foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho por meio dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes do curso anseiam pelas problematizações nas temáticas de gênero e sexualidades e de que há uma necessidade da intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um continuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.pt_BR
dc.description.resumoThe work presents as overview the initial training of teachers in undergraduate courses at the Universidade Federal de Lavras – MG, Brazil regarding Gender, Sexualities and Cinema. The research presents the following issue: What is the cinema’s contribution to the discussions of gender and sexuality in the initial training of educators? In order to attempt answering this question we sought, through specific objectives, to collect and analyze films regarding gender and sexuality, and propose an extension course entitled "Cinema, Gender, Sexualities and Education" for students of licentiate degree courses. The extension course was divided into three stages: two hours of attendance for the film showing, two hours of attendance to discuss the film, and 4 hours at distance to produce a report based on the film. Given the objectives described above, we used "Film Collection" and the Focus Group (FG) methodology, which constitutes an instrument for qualitative research. Two films were used, "Breakfast With Scot" (2009) and "Tomboy" (2011), in which the central themes addressed the issues of gender and sexuality. For the participants of the Focus Group, i.e. students of licentiate degree courses, we proposed discussion meetings, considering their knowledge and discourses, regarding gender and sexuality from both films. The empirical material derived from these research procedures was articulated with the post-structuralist theories and Foucault studies, seeking to operate with the challenge of performing this work through these perspectives. We noted that the students participating in the course yearn for contextualizing the themes of gender and sexuality and that there is a need for the University’s intervention in order to expand the possibilities of a continuous process of formation. Finally, the film allowed us to broaden the discussions, considering education as image in the subjectivation process of the participants.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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