Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1435

Title: Comportamento estratégico e posicionamento de mercado: estudo de caso em uma organização do setor sucroenergético a partir das Tipologias de Miles e Snow
???metadata.dc.creator???: Borges, Alex Fernando
Alvim Júnior, Sidney Pimenta
Mesquita, Daniel Leite
Enoque, Alessandro Gomes
Keywords: Estratégia
Comportamento Estratégico
Setor sucroenergético
Issue Date: 22-Nov-2013
Citation: BORGES, A. F. et al. Comportamento estratégico e posicionamento de mercado: estudo de caso em uma organização do setor sucroenergético a partir das Tipologias de Miles e Snow. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 16.,2013, São Paulo. Anais...São Paulo: USP, 2013. Disponível em: < http://www.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/390.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo do presente trabalho consistiu em compreender o comportamento estratégico de uma organização do setor sucroenergético brasileiro. Especificamente, buscou-se descrever como ocorreu o processo de entrada da organização no setor sucroenergético brasileiro, identificar os objetivos estratégicos da organização com sua atuação no mercado nacional, e classificar o comportamento e o posicionamento estratégico da organização a partir da aplicação da tipologia de Miles e Snow (1978). A partir de uma pesquisa qualitativa, efetuou-se um estudo de caso baseado em entrevistas junto a 3 diretores de uma das unidades da organização estudada. Também foi utilizado um questionário fechado, elaborado por Conant et al. (1990) e adaptado por Gardelin (2010), composto de 11 perguntas ligadas à tipologia de Miles e Snow (1978), com o objetivo de classificar as estratégias utilizadas pela organização. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. O quadro teórico de fundamentação deste trabalho foi construído a partir da articulação entre os conceitos de estratégia e a tipologia apresentada por Miles e Snow (1978), que define o comportamento estratégico de organizações através de quatro categorias: defensiva, prospectora, analítica e reativa. A adoção de cada uma dessas categorias resulta de decisões e processos vinculados aos problemas de ordem empreendedora, administrativo e de engenharia, levando em consideração o contexto ambiental. Conclui-se que a organização estudada possui um padrão de comportamento híbrido, variando entre prospector e analítico, caracterizando o posicionamento da empresa a partir de uma dupla estratégia: ora prospectando o ambiente e o setor competitivo, introduzindo uma perspectiva inovadora em sua atuação interna e externa; ora analisando estes contextos internos e externos na busca de uma inserção no mercado local e internacional mais efetiva. Este trabalho transmite implicações interessantes ao campo de estudos sobre estratégia, assim como contribui para a análise das estratégias utilizadas pela organização estudada. Logo, a tipologia de Miles e Snow apresenta-se como importante instrumento de pesquisa para a análise e adoção de determinados posicionamentos estratégicos e para a tomada de decisão, mostrando-se assim como quadro de referência para a realização de estudos que procurem compreender a realidade estratégica organizacional.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/390.pdf
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback