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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Dalila C. M.-
dc.creatorMachado, Carlos C.-
dc.creatorLima, Dario C.-
dc.creatorJucksch, I.-
dc.creatorPereira, Reginaldo S.-
dc.date2015-09-25-
dc.date.accessioned2017-08-01T20:14:35Z-
dc.date.available2017-08-01T20:14:35Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationFERNANDES, D. C. M. et al. Emprego de misturas solo-alcatrão de madeira de eucalipto em estradas florestais. CERNE, Lavras, v. 8, n. 1, p. 42-48, 2002.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14405-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the engineering behavior of the soil-tar mixtures considering their application in forest road. The laboratory-testing program encompassed characterization and California bearing ratio (CBR) tests performed on soils and soil-tar mixtures. Three representative soil samples from the Viçosa, Minas Gerais State, Brazil, and tar contents of 0,25; 0,5; 1; 2; 4 and 6% in terms of dry soil mass were considered throughout the study. All the samples were compacted at the Standard AASHTO compaction effort. Data support that: (i) addition of tar contributed to improve the mechanical engineering response of the tested soils, for some treatments, in comparison with the plain soils; (ii) curing time influences the mechanical response of the soil-tar mixtures; (iii) although it was observed mechanical improvement of the soil-tar mixtures comparing to the plain soils, it was not reached the Brazilian National Road Engineering Office (DNER) minimal stability requirements for sub-base layers of flexible pavements.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade Federal de Lavras (UFLA)-
dc.relationhttp://www.cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/461/399-
dc.rightsCopyright (c) 2015 CERNE-
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.source2317-6342-
dc.source0104-7760-
dc.subjectEstradas florestais-
dc.subjectMistura solo-alcatrão-
dc.subjectMadeira de eucalipto-
dc.subjectCBR-
dc.subjectForest roads-
dc.subjectSoil-tar mixtures-
dc.subjectEucalyptus wood-
dc.subjectCalifornia bearing ratio-
dc.titleEmprego de misturas solo-alcatrão de madeira de eucalipto em estradas florestais-
dc.title.alternativeUse of the soil-tar mixtures in forest roads-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoAnalisou-se o potencial de uso do alcatrão de madeira de eucalipto como aditivo químico para a estabilização de solos para estradas florestais. O programa de ensaios de laboratório englobou ensaios de caracterização e índice de suporte Califórnia (CBR), realizados em solos no estado natural e em misturas solo-alcatrão. Três amostras de solo representativas da cidade de Viçosa, estado de Minas Gerais, Brasil, e teores de alcatrão de 0,25%; 0,5%; 1%; 2%; 4% e 6% foram empregados no decorrer do estudo. Todas as amostras para os ensaios de resistência mecânica foram compactadas considerando-se a energia do ensaio de compactação American Association of State Highway and Transportation Oficials (AASHTO) Normal. Os resultados dos ensaios sugerem que: (i) a adição do alcatrão contribuiu para aumentar a resistência mecânica dos solos no estado natural; (ii) o tempo de cura influenciou significativamente a resposta mecânica das misturas; (iii) embora tenha sido observado aumento na resistência mecânica das misturas com a adição de alcatrão, nenhuma das misturas atingiu as exigências mínimas do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) para a camada de sub-base de pavimentos rodoviários flexíveis.-
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