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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1460

Title: Percepções de licenciandos sobre as contribuições do PIBID - Matemática
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Suzicássia Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mesquita, Maria da Glória Bastos de Freitas
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Leitão, Ulisses de Azevedo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lins, Romulo Campus
Mendes, Rosana Maria
Ferrari, Fernanda Barbosa
Leitão, Ulisses Azevedo
???metadata.dc.description.concentration???: Formação de Professores
Keywords: Educação matemática
Programa educacional
Formação de professores
Teacher formation
Mathematics Education
Educational program
???metadata.dc.date.submitted???: 12-Sep-2013
Issue Date: 29-Nov-2013
Citation: RIBEIRO, S. S. Percepções de licenciandos sobre as contribuições do PIBID - Matemática. 2013. 212 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda o tema formação de professores e objetiva-se à análise das percepções de licenciandos inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID - Matemática sobre as suas contribuições para o processo formativo do futuro professor. Os relatos de 22 licenciandos em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior do Centro-Oeste Mineiro constituem o material de investigação. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de se levantar questões a respeito de um programa educacional voltado para a qualificação da fase inicial de formação do profissional da educação. O objeto de estudo faz parte do conjunto de iniciativas governamentais fomentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com foco na elevação da qualidade dos cursos de licenciatura. A presente investigação mantém o diálogo com os pesquisadores da Educação Matemática e o tratamento dos dados baseia-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo. Os resultados deste estudo, além de identificar características fundamentais dessa ação governamental, apontam para a necessidade de se buscar meios para motivar os futuros professores a interar-se da proposta, do objetivo central e da função máxima dessa política educacional: aperfeiçoar a etapa inicial de formação por meio do contato com o campo profissional. Nesse sentido, concluiu-se que o programa analisado apresenta potencialidades, mas com a ressalva de ausência de um instrumento de acompanhamento de suas ações. Os licenciandos compreendem razoavelmente os seus objetivos e percebem parcialmente as implicações positivas para o processo formativo, sendo que pequena parte do grupo enfatiza as contribuições do PIBID-Matemática para a formação do educando da escola básica. Considera-se que esse assunto merece um olhar especial por parte dos sujeitos envolvidos na complexidade do sistema educacional, uma vez que as dificuldades do processo de ensinar, aprender e elaborar o conhecimento matemático estão sempre na pauta dos debates das instâncias de ensino.
This work addresses professor formation and aims at analyzing the perceptions of licensed teachers inserted into the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Mathematics, on their contributions to the formation process of future teachers. The reports from 22 mathematics students of a Collage education institution in the Center-West of Minas Gerais constitute the material of this investigation. The relevance of this research is in the possibility of raising questions regarding an educational program directed at qualifying the initial phase of the formation of educational professionals. The object of this study is part of an assembly of governmental initiatives fostered by CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), with focus on elevating the quality of licensure courses. The present investigation maintains dialog with researchers of Mathematics Education and the treatment of the data is based on the theoretic-methodological foundation of the Content Analysis. The results of this study, in addition to identifying fundamental characteristics of this governmental action, point to the necessity of seeking means to motivate future teachers to be informed of the proposal, the main objective and the maximum function of this educational politics: perfect the initial phase of formation through contact with the professional field. In this sense, we conclude that the analyzed program present potential, with the proviso of the absence of an instrument for accompanying his/her actions. The licensed teachers fairly comprehend their objectives and partially perceive the positive implications for the formation process, with a small portion of the group emphasizing the contributions from the PIBID-Matemática for the formation of the student in fundamental school. We consider that this subject deserves a special regard from the subject involved in the complexities of the educational system, since the difficulties of the process of teaching, learning and elaborating mathematical knowledge are constantly debated in the teaching instances.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1460
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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