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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ivana Carneiro-
dc.creatorGuimarães, Gislaine Fernandes-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho-
dc.date.accessioned2017-08-15T12:21:45Z-
dc.date.available2017-08-15T12:21:45Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, I. C.; GUIMARÃES, G. F.; REZENDE, D. C. Hábitos alimentares da população idosa: padrões de compra e consumo. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, v. 7, n. 8, p. 63-92, jul./dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://seer4.fapa.com.br/index.php/arquivo/article/view/61pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15186-
dc.description.abstractThis study was conducted to evaluate the behavior of food intake among the elderly in SE Brazil. More specifically, we sought to identify the profile of the elderly consumer and evaluate the context-situational behavior and food consumption of the elderly. The Model Gains was adapted in this research to make the analysis of the behavior of elderly people as consumers, considering three categories: food, individual and environment. The sample consisted of 115 elderly consumers. Data were collected through a survey and analyzed through the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 15.0. For data analysis, descriptive statistics were used and for inferential results the analysis of variance (ANOVA) was done. Results showed that elderly shop for their basic food in supermarkets, because these offer a diversity of food products. There is a trend for the female elderly population. It was also observed that the price of food and nutritional quality attributes are considered important at the time of purchase. In addition, over half of the respondents have an increasing concern in respect to their health and the practice of physical activities regularly. Although the results here can not be extended to the entire population, it is noteworthy that they allow marketers to understand how elderly consumers interviewed a group of people who should be considered and observed especially since they have a pattern and consumption habits specific.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Porto-Alegrensept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceGestão Contemporâneapt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectIdosos - Comportamento de consumopt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectElderly - Consumption behaviorpt_BR
dc.titleHábitos alimentares da população idosa: padrões de compra e consumopt_BR
dc.title.alternativeEating habits of the elderly population: patterns of shopping and consumingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o comportamento de consumo alimentar dos idosos de Lavras, MG. Mais especificamente, buscou-se identificar o perfil do consumidor idoso e avaliar o contexto-situacional e o comportamento de consumo alimentar dos idosos. Utilizou-se como modelo de pesquisa o Modelo de Gains (adaptado), para fazer a análise do comportamento do consumidor idoso, considerando as três categorias: alimento, indivíduo e ambiente. A amostra foi constituída por 115 consumidores idosos. Os dados foram obtidos por meio de uma survey e analisados utilizando o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 15.0. Para análise dos dados, utilizaram-se estatísticas descritivas e para os resultados inferenciais foi feita análise de variância (ANOVA). Verificou-se, por meio dos resultados, que os idosos realizam a compra de seus alimentos mais necessários e básicos em supermercados, uma vez que estes apresentam um portfólio diversificado de alimentos. Há uma tendência de população idosa feminina. Observou-se também que o preço e a qualidade nutricional dos alimentos são atributos considerados importantes no momento da compra. Além disso, mais da metade dos entrevistados revelou ter preocupação crescente com a saúde e pratica exercícios físicos regularmente. Embora os resultados aqui presentes não possam ser estendidos a toda a população, vale ressaltar que eles permitem aos profissionais de marketing compreender os consumidores idosos entrevistados como um grupo de pessoas que devem ser consideradas e observadas especialmente, uma vez que possuem padrão e hábitos de consumo específicos.pt_BR
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