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dc.creatorLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.date.accessioned2017-09-13T11:42:10Z-
dc.date.available2017-09-13T11:42:10Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLOURENÇO, C. D. da S.; PEREIRA, J. R. Relações de troca sob a ótica do marketing de relacionamento e da teoria da dádiva. Revista Symposium, Lavras, v. 9, n. 1, p. 55-74, jan./jun. 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://vega.polarisweb.com.br/fadminas/index.php/symposium/article/view/16pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15369-
dc.description.abstractIn the area of marketing, there is a tendency to consider the exchange relations only from an economic and utilitarian perspective. However, since the exchanges are a social phenomena, they shouldn’t be handled only under this perspective. Hence, it was aimed in this paper; to demonstrate theoretically, that the commercial exchanges of the contemporary society are composed of utilitarian and symbolical elements. To achieve such goal, it was taken in consideration a theoretical research consequent of a masters dissertation. In an interdisciplinary perspective it was aimed to accomplish a comparative analysis between the exchanges of the traditional societies, under the optic of the gift theory and the exchanges of the contemporary society, under the optic of the relationship marketing. As a result, besides demonstrating that both the symbolical elements as well as the utilitarian elements are present in the exchange relations of the contemporary society, it was made clear that the symbolical elements are predominant. Finally, it was presented the contribution of the gift theory to marketing and it was formulated four hypotheses for future researches. It is believed that the handling of these hypotheses can expand the knowledge about RM and its injunctions in the symbolical-relational world represented here by the gift theory. After all as affirmed by DaMatta (1990) in his studies of the Brazilian society: we are a society, above all, relational.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFADMINASpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Symposiumpt_BR
dc.subjectTrocapt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectDádivapt_BR
dc.subjectReciprocidadept_BR
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectExchangept_BR
dc.subjectRelationship marketingpt_BR
dc.subjectGiftpt_BR
dc.subjectReciprocitypt_BR
dc.subjectSymbolismpt_BR
dc.titleRelações de troca sob a ótica do marketing de relacionamento e da teoria da dádivapt_BR
dc.title.alternativeExchange relations under the optics of relationship marketing and the gift theorypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNa área de marketing, há uma tendência a considerar as relações de troca somente a partir de uma perspectiva econômica e utilitarista. Entretanto, como as trocas são fenômenos sociais, elas não devem ser tratadas somente sob essa perspectiva. Por isso, objetivou-se, neste trabalho, demonstrar, teoricamente, que as relações de troca comercial da sociedade contemporânea, são compostas tanto por elementos utilitários quanto simbólicos. Para o alcance desse objetivo, valeu-se da pesquisa teórica resultante de uma dissertação de mestrado. Em uma perspectiva interdisciplinar procurou-se realizar uma análise comparativa entre as trocas nas sociedades tradicionais, sob a ótica da teoria da dádiva e as trocas na sociedade contemporânea, sob a ótica do marketing de relacionamento. Como resultado, além de demonstrar que tanto os elementos simbólicos quanto os utilitários estão presentes nas relações de troca da sociedade contemporânea, evidenciou-se também que os elementos simbólicos são predominantes. Por fim, apresentou-se a contribuição da teoria da dádiva para o marketing e foram formuladas quatro hipóteses para futuras pesquisas. Acredita-se que o tratamento dessas hipóteses poderá expandir o conhecimento acerca do MR e suas injunções no mundo simbólico-relacional representado aqui pela teoria da dádiva. Afinal, como afirmou Roberto DaMatta (1990) em seus estudos sobre a sociedade brasileira: somos uma sociedade, acima de tudo, relacional.pt_BR
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