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dc.creatorAndrade, Cláudia Maria Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-09-18T17:42:44Z-
dc.date.available2017-09-18T17:42:44Z-
dc.date.issued2017-09-18-
dc.date.submitted2001-
dc.identifier.citationANDRADE, C. M. R. O imaginário das águas, eros e a criança. 2001. 218 p. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15404-
dc.descriptionDissertação defendida pela professora Cláudia Maria Ribeiro Andrade, do Departamento de Educação da UFLA, na Universidade Estadual de Campinas.-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractBy diving intothe Waters ofthe Imaginary - representations, beliefs, and desires, bubbling around the western culture, I questioned the enigma that forms the child erotic desire. The waterskeep on the people's imaginary and go by themes such as the water being the source oflife, a form ofpurification, regenerative center; sacred and profane, purity and impurity, tunnoil and lull, pleasure and mortification, feminine and masculine, damp and dry, life and death, creation and destruction. These are themes concerning to the History ofCivilizations and Religions, Linguistics, Anthropology, Psychology, Medicine, among others, that seekto studythe structures ofthe imaginary. The dynamic ofinterweaving texts forms the thematic itinerary that names the thesis chapters: Polyphony ofthe Senses. The Myth ofProteus; Purification; The Baths; Water - Accomplice in the Erotic Learning ofthe Body; Childhood; Initiation, the Imaginaryofthe Waters and the Enigma ofChild Sexuality. To compose this itinerary I interwove the ideas ofphüosopher Bachelard and various academic texts including contributions from historians, studious ofthe infant period, myths, and painters' work of art; as well as films that bring along child/characters and their erotic desires, and depositions of adolescents and adults recollecting their nearnessto water duringchildhood. The adult still exercises the violence ofa powerful look before the erotic desire ofthe child that dribbles this power by buildingup its routes ofescape. The nearnessto the water might favor the look ofthe child at itselfand the other, making easier its sexual findings, propitiatinglark and sensualpleasure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCrianças - Erotismopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCrianças Sexo (Psicologia)pt_BR
dc.titleO imaginário das águas, eros e a criançapt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Ana Maria Faccioli de-
dc.description.resumoAo mergulhar no Imaginário das Águas - nas representações, nas crenças e nos desejos, borbulhantes na cultura ocidental, problematizei o enigma que se constitui o desejo erótico da criança. As águas persistem na imaginação das pessoas e perpassam temas tais como fonte de vida, meio de purificação, centro de regenerescência; sagrado e profano, pureza e impureza, agitação e calmaria, prazer e mortificação, feminino e masculino, úmido e seco, vida e morte, criação e destruição. Estes são temas pertinentes à História das Civilizações e das Religiões, à Lingüística, à Antropologia, à Psicologia, à Medicina, dentre outras, que buscam estudaras estruturas do imaginário. Na dinâmica da intertextualidade constituí um itinerário temático que nomeia os capítulos da tese: Polifonia de Sentidos. O Mito de Proteu; Purificação; Os Banhos; Água - Cúmplice no Aprendizado Erótico do Corpo; Crianceria; Iniciação; O Imaginário das Águas e o Enigma da Sexualidade da Criança. Para compor esse itinerário entreteci as idéias do filósofo Bachelard e vários textos acadêmicos contendo contribuições de historiadores, de estudiosos da infância, de mitos, e obras de pintores; também filmes que trazem personagens/crianças e seus desejos eróticos e depoimentos de adolescentes e adultos recordando sua proximidade com a águana infância. O adulto ainda exercitaa violênciade um poderoso olhar diante do desejo erótico da criança que dribla esse poderconstituindo suas linhas de fuga. A proximidade com a água pode favorecer o olhar da criança para si mesma e para o outro, facilitando suas descobertas sexuais, propiciando brincadeiras e prazer sensual.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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