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Título: 7600 – (MIS) communication: ameaça à segurança de voo sob o olhar da linguística aplicada
Título(s) alternativo(s): 7600 - (MIS) communication: threat to flight safety under the view of applied linguistics
Autor : Faria, Silvana de Cássia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1492689943612972
Primeiro orientador: Romero, Tania Regina de Souza
Primeiro membro da banca: Almeida, Patricia Vasconcelos
Segundo membro da banca: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Terceiro membro da banca: Neder Neto, Tufi
Palavras-chave: Linguística aplicada – Aviação
Língua inglesa – Conversação e frases (para aviadores)
Proficiência linguística
Applied linguistics – Aviation
English language - Conversation and phrase books (for air pilots)
Language proficiency
Data da publicação: 26-Set-2017
Referência: FARIA, S. de C. 7600 – (MIS) communication: ameaça à segurança de voo sob o olhar da linguística aplicada. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: Esta pesquisa, inserida na Linguística Aplicada e alicerçada teoricamente no ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, tem por objetivo fazer um levantamento dos problemas relacionados à comunicação radiotelefônica aeronáutica, concernente à proficiência na Língua Inglesa (LI) e suas implicações para elaboração de um curso que vise a segurança de voo. Para uma padronização da fraseologia e um aperfeiçoamento do nível de competência linguística, inerentes a pilotos e controladores de voo (ATCOS), a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que será mencionada nesta pesquisa como ICAO – International Civil Aviation Organization, elaborou um documento de Implementação de Proficiência Linguística, conhecido como DOC 9835. A partir de 2008, passou a ser exigido que pilotos e ATCOs façam um teste de proficiência linguística. Para alcançar os objetivos, apresento um contexto da LI como idioma usado na aviação e a familiarização com as competências exigidas no exame de proficiência aplicado no Brasil. O arcabouço teórico a dar apoio à investigação é o inglês para fins específicos – ESP English for Specific Purposes, (HUTCHINSON; WATERS, 1987), conhecido no Brasil como Inglês Instrumental (CELANI; FREIRE; RAMOS, 2009; RAMOS, 2005). A investigação tem base qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008; MINAYO, 1983) e procedimento documental (GIL, 2008), sendo os dados coletados, a partir de dois instrumentos: documentos oficiais da aviação e questionários com ATCOs. Essa pesquisa insere-se no quadro metodológico de um estudo de caso (YIN, 2005) e, especificamente, no protocolo resultante incluirão as necessidades linguísticas em inglês para as funções, bem como os principais problemas de proficiência linguística na LI que, potencialmente, podem se constituir em ameaças à segurança de voo, como pronúncia, entonação, sotaque e o uso da LI que não está contemplado na fraseologia padrão. Os resultados apontam que os ATCOs participantes desta pesquisa destacaram que alguns aspectos linguísticos (pronúncia, compreensão, entonação, sotaque, e o inglês que não faz parte da fraseologia) constituem problemas relacionados à comunicação oral, concernentes à proficiência na LI. De acordo com os relatos desses participantes, esses problemas e suas implicações na segurança operacional apontam subsídios para a elaboração de um curso que objetive o desenvolvimento linguístico, adequado aos ATCOs e pilotos, visando a segurança de voo.
Abstract: This study, conducted in Applied Linguistics and theoretically based in English for Specific Purposes learning and teaching aims to survey the problems related to aeronautical radiotelephony communication, concerning English Language proficiency (LI) and its implications for the development of a course aimed at flight safety. The International Civil Aviation Organization (ICAO), which will be mentioned in this research as ICAO - International Civil Aviation Organization - has developed a document on the Implementation of Language Proficiency, known as DOC 9835. From 2008, it is required that pilots and ATCOs submit to a language proficiency test. To achieve the objectives I present a context of LI as the language used in aviation and the familiarization with the skills required in proficiency exam applied in Brazil. The theoretical framework to support research is English for Specific Purposes - ESP English for Specific Purposes, (HUTCHINSON; WATERS, 1987), known in Brasil as Instrumental English (CELANI; FREIRE; RAMOS, 2009; RAMOS, 2005). The research has a qualitative basis (BOGDAN; BIKLEN, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008; MINAYO, 1983) and the data were collected from two instruments: official aviation documents and questionnaires with ATCOs. Thus, Therefore, I approach documentary research and field research. This research is part of the methodological framework of a case study (YIN, 2005), and specifically, the resulting protocol will include the English language needs for the functions as well as the main problems of linguistic proficiency In the LI that could potentially constitute threats to flight safety, such as pronunciation, intonation, accent, and vocabulary, and the use of LI that is not contemplated in the standard phraseology. The results point out that the ATCOs participating in this research highlighted that some language aspects (pronunciation, comprehension, intonation, accent, and English is not part of phraseology) are problems related to oral communication, concerning proficiency in LI. According to the participants reports, these problems and their implications for operational safety point to the design of a course aimed at the appropriate language development for ATCOs and pilots, aiming at flight safety.
URI: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15437
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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