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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Alini-
dc.date.accessioned2017-09-27T16:12:23Z-
dc.date.available2017-09-27T16:12:23Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.date.submitted2017-07-12-
dc.identifier.citationTAVARES, A. Representações sobre o ensino do texto argumentativo significadas em diários reflexivos. 2017. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15439-
dc.description.abstractThe theoretical and ideological activity of meticulously examining the process of continuous development for language teachers is present in the written verbalization of class journals. Following and inserting myself in such perspective, the objective of this study is discussing considerations which were perceived and registered throughout a school semester in reflexive journals, during the execution of a writing workshop project (REICHMANN, 2013; TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013; ZABALZA, 1994), with a first-year high school class in the educational institution where I work as a Portuguese language teacher. Therefore, this research critically investigates my thoughts, my representations, and my observations, expressed through writing, which resulted from my didactic actions, undertaken in a process of continuous training. The journals constitute the data source in this investigation, which has qualitative characteristics. The data will be interpreted according to the study of argumentation, the meaning capabilities, and the Theme-Oriented Segments (TOS) and Thematic Treatment Segments (TTS) (BRONCKART, 2012; BULEA, 2010; CRISTOVÃO, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). This study should evidence and discuss my teaching evolution, in relation to the fundamentals of this research, considering the continuous training of teacher-researcher and pedagogical intervention which runs through sociodiscursive interactionism. The investigation can lead me to understanding my thought, my behavior as a teacher-researcher, and the pedagogical constructions on which I support myself. As such, what was felt and lived in the school environment, and registered in those writings can contribute to my continuous training, as well as for other teachers in training, and possibly, it makes me try to reach stimuli of improvement for my action as a teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectDiários reflexivospt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.subjectReflexive journalspt_BR
dc.subjectContinued educationpt_BR
dc.titleRepresentações sobre o ensino do texto argumentativo significadas em diários reflexivospt_BR
dc.title.alternativeRepresentations about argumentative text teaching signified in reflective journalspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee3Magalhães, Tânia Guedes-
dc.description.resumoA atividade teórica, ideológica de examinar minuciosamente o processo de formação continuada de professores de línguas é vigente na verbalização escrita de diários de aula. Seguindo e inserindo-me nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é discutir considerações percebidas e registradas por um semestre letivo em diários reflexivos, durante a realização de um projeto de oficina de redação (REICHMANN, 2013; TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013; ZABALZA, 1994), junto a uma turma do 1º ano do ensino médio, na instituição de ensino, onde atuo como professora de língua portuguesa. Esta pesquisa, portanto, investiga criticamente meus pensamentos, minhas representações e minhas observações, expressas por escrito, que resultaram das minhas ações didáticas empreendidas em processo de formação continuada. Os diários constituem a fonte de dados nesta investigação, de características qualitativas. Os dados serão interpretados segundo o estudo da argumentação, das capacidades de significação e dos Segmentos de Orientação Temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT) (BRONCKART, 2012; BULEA, 2010; CRISTOVÃO, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Este estudo deverá evidenciar e discutir minha evolução docente com relação a fundamentos desta pesquisa, considerando a formação continuada de professor-pesquisador e intervenção pedagógica que perpassa pelo interacionismo sociodiscursivo. A investigação poderá me levar a entender meu pensamento, minha conduta como professora-pesquisadora e as construções pedagógicas em que me apoio. Sendo assim, o que foi sentido, vivido, no ambiente escolar, e registrado nesses escritos pode contribuir para a minha formação continuada, como também para a de outros professores em formação, e possivelmente me leva a tentar atingir estímulos de melhoria para minha atuação como professora.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409080184250239pt_BR
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