Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorgatto, Adriano Ferreti-
dc.date.accessioned2017-10-23T17:54:50Z-
dc.date.available2017-10-23T17:54:50Z-
dc.date.issued2017-10-23-
dc.date.submitted2000-08-17-
dc.identifier.citationBORGATTO, A. F. Análise de intervenção em séries temporais: aplicações em transporte urbano. 2000. 102 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000.pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15569-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThe present work aimed chiefly to analyse the behavior of urban transportations in the city of São Paulo by using intervention analysis in time series. Currently, 54 companies operate with a fleet ofabout 10 thousand units, 800 transport lines utilized by almost 4 million passangers a day. Three series were considered; lhe fírst reports the mean daily number of passangers, encompassing the period from January of1983to December of 1998 with 192 month averages; the second fumishes the number ofholdups in urban buses with measurements from Januaryof 1992to August of 1999, amounting to 93 month observations; and last series reports the number oftraffic accidents with buses over the period from January of 1988to September of 1999, with 141 month observations. Box and Jenkins models were fitted, with additions parameters to account for intervention. Identification of models was accomplished fimction autocorrelation and function autocorrelation paitial for the stationary series. Reasonability offitted models was evaluated by Box and Pierce test. Amongst reasonable modelsfor eachseries, onewas chosen according to Akaike criterion and residual mean square values. The last 6 observations of each series were disregarded fromlhe analysis to be compared withthe forecasted values ofeach model. Some events showed evidence signifícative of intervention, as the increase of the number of transport lines in the city of São Paulo and the privatization ofC.M.T.C. in 1993.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.titleAnálise de intervenção em séries temporais: aplicações em transporte urbanopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuáriapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sáfadi, Thelma-
dc.contributor.referee1Zandonade, Eliana-
dc.contributor.referee2Morais, Augusto Ramalho de-
dc.contributor.referee3Bearzoti, Eduardo-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como principal objetivo analisar o comportamento do transporte urbano na cidade de São Paulo, utilizando análise de intervenção em séries temporais. Atualmente, 54 empresas operam com uma frota aproximada de 10mil ônibus, 800 linhas, ntilíTaifag porquase 4 milhões de passageiros por dia. Foram utilizadas três séries: a primeira relata o número médio de passageiros que circulam diariamente nos ônibus urbanos do município de São Paulo, abrangendo o período de janeiro de 1983 a dezembro de 1998, com 192 observações mensais; a segunda série fornece o número de assaltos nos ônibus urbanos que circulam no município de São Paulo, com medições de janeiro de 1992 a agosto de 1999, totalizando 93 observações mensais; a terceira série descreve o número de acidentes de trânsito com os ônibus urbanos do município de São Paulo no período de janeiro de 1988 a setembro de 1999, com 141 observações mensais. Os parâmetros foram estimados pelos modelos de Box e Jenkins, acrescentando-se parâmetros para os fenômenos ocorridos nos períodos de suas medições, denominados intervenção. A identificação dos modelos foi feita através da função de autocorrelação e da função de autocorrelação parcial para a série estacionaria. A verificação da adequabilidade dos modelos foi realizada através do teste de Box e Pierce. Para cada série foram propostosmais de um modelo, sendoa escolha do modelo mais adequado realizada através do critério de Akaike e no Quadrado Médio Residual. As 6 últimas observações de cada série foram desconsideradas da análise para serem comparadas com os valores de previsão propostos por cada modelo. Alguns fatores pelos quais ocorreu a intervenção estão diretamente ligados ao acréscimo do numero de linhas circulando na cidade de São Paulo e pela privatização da C.M.T.C., em 1993, sendo o modelo de intervenção mais eficiente em relação ao modelo sem intervenção.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEstatísticapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409933387817596pt_BR
Aparece nas coleções:Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Análise de intervenção em séries temporais: aplicações em transporte urbano.pdf6,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.