Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621
metadata.artigo.dc.title: PENSANDO A INSERÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
metadata.artigo.dc.creator: Cabral, Giovanna
Tavares, Erica
Silva, Ana Paula
metadata.artigo.dc.subject: Relato de experiência Entidade de extensão - Nepedi
Sobre fazer extensão nos polos UAB do curso de Pedagogia
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande
metadata.artigo.dc.date.issued: Nov-2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: XIV Congresso Barsileiro de Educação a distânica /III Congresso Internacional de Educação a distância
metadata.artigo.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência de extensão universitária desenvolvida no curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal de Lavras. Com a criação do Núcleo de Estudos da Pedagogia a distância - NEPEDI – foi possível articular, no âmbito da educação a distância, as demandas do ensino de graduação e as da comunidade onde se inserem os pólos de apoio presencial do curso. Pretendemos relatar alguns projetos e ações que foram realizados desde a instituição do Núcleo (2015) até a presente data, demonstrando a possibilidade de se garantir na graduação a distância a presença do tripé ensino, pesquisa e extensão, independente dos desafios encontrados pelo caminho. Para tanto discutimos a importância de se pensar a formação dos estudantes da Pedagogia aliada à práticas extensionistas como forma de possibilitar o diálogo entre a teoria estudada e prática, além de promover a formação de cidadãos e profissionais conscientes, capazes de contribuir ativamente para melhoria de nossa sociedade.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The present article aims to present the experience of university extension developed in the distance course of Pedagogy of the Federal University of Lavras. With the creation of the Center for the Study of Distance Education - NEPEDI - it was possi-ble to articulate, in the scope of distance education, the demands of undergraduate education and those of the community where the support centers of the course are inserted. We intend to report on some projects and actions that have been carried out since the institution of the Nucleus (2015) to date, demonstrating the possibility of guaranteeing in distance undergraduation the presence of the tripod teaching, rese-arch and extension, regardless of the challenges encountered along the way. In or-der to do so, we discuss the importance of thinking about the Pedagogy students formation, coupled with extension practices as a way to enable a dialogue between the theory studied and practice, and to promote the formation of conscientious citi-zens and professionals, who can contribute actively to the improvement of our soci-ety.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15621
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROEC - Extensão - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 Pensando a inserção da extensão ESUD.pdf220,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons