Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/161

Title: Assimetria de informação e confiança em interações cooperativas
Other Titles: Information asymmetry and trust in cooperative interactions
???metadata.dc.creator???: Bertolin, Rosangela Violetti
Santos, Antônio Carlos dos
Lima, Juvêncio Braga de
Braga, Marcelo José
Keywords: Assimetria
Informação
Cooperativa
Asymmetry
Cooperative
Assimetria da informação
Publisher: RAC
Issue Date: 2008
Citation: BERTOLIN, R. V. et al. Assimetria de informação e confiança em interações cooperativas. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 59-81, jan./mar. 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo é resultado de um estudo de caso cujo foco retratou a problemática da assimetria de informação em uma organização cooperativa. Após identificar aspectos da assimetria de informação existente no relacionamento agente (dirigentes) e principal (associados), procurou-se compreender seus efeitos nas transações e relações de confiança dos membros com a organização. A pesquisa foi feita com recurso a entrevistas, análise de documentos, registros em arquivos e observação não-participante. Empreendeu-se a Análise de Conteúdo sob a perspectiva qualitativa, buscando as significações da assimetria de informação e confiança por meio da análise das percepções e satisfações dos sujeitos investigados quanto ao gerenciamento de informações categorizadas tanto internas quanto externas à organização. Constatou-se existência de assimetrias nas informações de âmbito interno e externo entre dirigentes e associados. Esta assimetria traz efeitos negativos sobre a confiança dos associados em transacionar com a cooperativa, fatos que permitiram refletir sobre novas implicações para a análise teórica da agência aplicada a estas organizações.
Abstract: This paper results from a case study that shows the problem of information asymmetry in an agricultural marketing cooperative. After identifying aspects of the information asymmetry in the agent (managers) and principal (members) relationship, an attempt was made to understand the effects coming from transaction and trust relations from the members towards the cooperative business. The research is made by using interviews, document analysis, file records and non-participant observations. The Analysis of Content was undertaken based in the qualitative perspective, showing the significances of the information asymmetry and trust through the analysis of the perceptions and satisfactions of the investigated subjects referring to information management classified as internal and external information. The existence of high internal and external information asymmetries is verified among managers and members. Findings suggest that this asymmetry effects has a negative impact on members’ trust in their transactions with the cooperative. The research explores new implications about agency theory analysis applied to cooperatives.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/161
???metadata.dc.language???: other
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Assimetria de informação e confiança em interações cooperativas.pdf284.39 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback