Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1757
Título: Estrutura de capital e assimetria de informação: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto dos setores têxtil e de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): Capital structure and information asymmetry: a study of brazilian publicly traded companies of textile and electricity industries
Autor : Medeiros, Natália Carolina Duarte de
Primeiro orientador: Carvalho, Francisval de Melo
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Carvalho, Heloísa Rosa
Primeiro membro da banca: Benedicto, Gideon Carvalho de
Silva, Washington Santos
Área de concentração: Gestão de Negócios, Economia e Mercados
Palavras-chave: Estrutura de capital
Assimetria de informação
Pecking order
Capital structure
Information asymmetry
Data da publicação: 2014
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: MEDEIROS, N. C. D. de. Estrutura de capital e assimetria de informação: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto dos setores têxtil e de energia elétrica. 2013. 115 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Diante das diversas teorias a respeito da estrutura de capital e da teoria da Pecking Order desenvolvida por Myers e Majluf (1984), o estudo realizado objetivou verificar se a assimetria de informação interfere na estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto dos setores de energia elétrica e têxtil. A pesquisa contou com uma amostra de 53 empresas, nos anos compreendidos de 2008 a 2012, sendo que a metodologia utilizada foi regressão com dados em painel. Os resultados apontaram que a assimetria de informação é um determinante da estrutura de capital, mas que os setores se divergem com relação à teoria da Pecking Order. No caso do setor de energia a redução da assimetria de informação levou a uma propensão ao endividamento, sendo que no setor de têxtil ocorreu o contrário, visto que empresas menos passíveis de assimetria informacional são avessas ao endividamento.
Given the various theories of capital structure and the Pecking Order theory developed by Myers and Majluf (1984), this study aimed to determine whether the information asymmetry affects the capital structure of publicly traded brazilian companies in the energy and textile sectors. The research involved a sample of 53 companies, in the period of 2008-2012, and the methodology defined was the regression with panel data. The results showed that information asymmetry is an important determinant of capital structure, but that the sectors differ in relation to the Pecking Order theory. In the case of the energy sector, the information asymmetry reduction led to a propensity for debt, while in the textile sector, the opposite was verified, once companies less susceptible to information asymmetry are averse to debt.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração Gestão de Negócios, Economia e Mercados, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1757
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.