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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlores, Vânia de Fátima-
dc.date.accessioned2014-07-31T18:26:08Z-
dc.date.available2014-07-31T18:26:08Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-01-28-
dc.identifier.citationFLORES, V. de F. Um olhar sobre a implantação do ProInfo em escolas municipais de Minas Gerais. 2014. 201 p. Dissertação (Mestrado em Educação - Formação de Professores) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1904-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a implantação do ProInfo em escolas municipais de Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Monteiro, Bruno Andrade Pinto-
dc.contributor.referee1Bueno, José Lucas Pedreira-
dc.contributor.referee1Santana, Terezinha Richartz-
dc.description.resumoConsiderando a existência de políticas públicas de inclusão digital que fomentam o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica, propôs-se, nesta pesquisa, avaliar o atual estágio de implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), nas escolas municipais urbanas e do campo que atendem aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Níveis I e II, de uma cidade do sul de Minas Gerais, bem como suas reais implicações para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nessas escolas. A relevância de tal investigação está na verificação sobre o quanto as políticas públicas para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), descritas no ProInfo se concretizam em relação aos objetivos do programa, no que se refere aos resultados obtidos pelas escolas. A pesquisa foi descritiva, teórico-empírica com delineamento de estudo de caso em abordagens qualitativa e quantitativa. No tratamento dos dados foram adotadas as técnicas da análise do conteúdo na fase qualitativa e a estatística descritiva na etapa quantitativa. Participaram, na etapa qualitativa, 24 gestores escolares e educacionais e na etapa quantitativa 194 professores, representando 40 % dos docentes de todas as escolas municipais. Os resultados evidenciam que o ProInfo, mesmo após a reformulação promovida em 2007 e ampliação nos investimentos ainda não foram alcançados seus objetivos e foram poucos os efeitos significativos, principalmente no ensino. Observou-se que há discrepância no entendimento, por parte dos gestores, das responsabilidades de cada ente federado no programa, existe desconhecimento por parte de professores e gestores das ações e procedimentos relacionados a ele e ainda é um grande desafio para os professores, gestores políticos, educacionais e escolares implementar as tecnologias no contexto escolar, visando o uso pedagógico e a inclusão digital.pt_BR
dc.description.resumoConsidering the existence of digital inclusion public policies which encourage the use of technologies as pedagogical tool, this research proposed the critical analysis of current implementation stage of the “Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)” in the urban municipal schools and in the countryside, which attend to child education and levels I and II of grade school, as well as in real implications for improving the teaching and learning process in these schools, in a city in southern Minas Gerais, Brazil. The relevance of such investigation is in verifying how the public policies on the pedagogic use of information and communication digital technologies (ICDTs), described on the ProInfo, is substantiated in relation to the program‟s objectives, regarding the results obtained by the schools. This research was descriptive, theoretical-empirical, with a case study design in qualitative e quantitative approaches. We adopted the content analysis technique in the qualitative phase and descriptive statistics in the quantitative phase. In the qualitative phase we evaluated 24 school and education managers, and in the quantitative phase, 194 teachers, representing 40% of the teachers in all of the municipal schools. The results showed that, even after the reformulation conducted in 2007, and the amplification of the investments, ProInfo does not yet achieve its goals, and there were few significant effects, especially in teaching. We observed that there are discrepancies in understanding the responsibilities of each member included in the program. There is ignorance, by the teachers and managers, of the actions and procedures relative to the program, and that implementing the technologies in a school context, aiming at pedagogical use and digital inclusion, is still challenging for teachers, policy, educational and school managers.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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