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Título: Valores da cultura organizacional institucionalizados no processo de constituição da ESAL(1892-1938)
Título Alternativo: Institutionalized Organizational Culture Values in the ESAL Constitution Process (1892-1938)
Autor(es): Andrade, Thiago de Oliveira
Pereira, José Roberto
Assunto: Cultura organizacional
Cultura protestante
Memória coletiva
Institucionalismo
Organizational culture
Protestant culture
Data de publicação: 2010
Referência: ANDRADE, T. de O.; PEREIRA, J. R. Valores da cultura organizacional institucionalizados no processo de constituição da ESAL(1892-1938). Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 2, p. 206-218, 2010.
Resumo: Objetivou-se, neste artigo, analisar os valores que caracterizam a cultura organizacional, valores estes institucionalizados no processo de constituição da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) a partir da teoria institucionalista. A Escola ganha esse nome em 1938, mas foi fundada em 1908, quando o reverendo americano Samuel Rhea Gammon decidiu criar uma escola que ensinasse agricultura aos jovens da região. A história da ESAL foi fundamentada em documentos escritos, como diários pessoais, biografia e livros de visitantes, que passaram a integrar sua memória institucional. Como fruto de um ideário protestante, a ESAL institucionalizouse com base nesse valor. A referência teórica está fundamentada nos estudos de cultura organizacional, de teoria institucional, da cultura protestante e dos clássicos do pensamento reformista. Os valores identificados, analisados e colocados em prática pelos fundadores, reconhecidos e reforçados ao longo de sua história por várias gerações de alunos e professores são o trabalho racionalizado, o culto à educação como instrução, a formação cultural ampla dos técnicos, a honra relacionada à honestidade como formação do caráter, a disciplina no trabalho, o senso prático, a visão de progresso e amor à pátria, além do lema de servir “à glória de Deus e ao Progresso Humano”. Esses valores constituem a identidade da ESAL.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the values that characterize the organizational culture institutionalized in the constitution of the Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) from the institutionalist theory. The school gets its name in 1938 but was founded in 1908, when the Rev. Samuel Rhea Gammon decided to create a school that could teach agriculture to the region’s youth. The history of ESAL was based on written documents, such as personal diaries, biographies and guest books, which became part of its institutional memory. As a result of Protestant ideas, ESAL was institutionalized based on this value. Its theoretical framework is based on studies of organizational culture, the institutional theory of Protestant culture and the classics of reformist thinking. The values identified, analyzed and put into practice by the founders, recognized and reinforced throughout its history for several generations of students and teachers are working streamlined, the cult of education as education, broad cultural training of technicians, the honor-related formation of character as honesty, discipline at work, practical sense, the vision of progress and love of country, and the slogan to serve “the glory of God and Human Progress.” These values constitute ESAL identity.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/209
Idioma: other
Aparece nas coleções: DAE - Artigos publicados em periódicos
Organizações Rurais & Agroindustriais

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