Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DMV - Departamento de Medicina Veterinária >
DMV - Programa de Pós-graduação >
DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2095

Título: Infecções parasitárias em pintados (Pseudoplatystoma coruscans, Agassiz 1829), em sistema de cultivo intensivo no município de Dourados, MS.
Autor(es): Pinto, Eliana
Orientador: Garcia, Adriana Mello
Membro da banca: Logato, Priscila Vieira Rosa
Varaschin, Mary Suzan
Silva, Amália Verônica Mendes da
Área de concentração: Ciências Veterinárias
Assunto: Pseudoplatystoma coruscans
Criação intensiva
Monogenéticos
Henneguya sp
Tripartiella sp
Data de Defesa: 30-Jan-2008
Data de publicação: 4-Ago-2014
Referência: PINTO, E. G. Infecções parasitárias em pintados (Pseudoplatystoma coruscans, Agassiz 1829), em sistema de cultivo intensivo no município de Dourados, MS..2008. 34 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: Nesse trabalho pesquisou-se a presença de parasitos em Pseudoplatystoma coruscans ( pintado) oriundos de um sistema intensivo de cultivo localizado em Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, pois a incidência de parasitos em sistema intensivo de criação para esta espécie de peixe tem sido pouco relatada. A correlação entre alterações patológicasm macroscópicas e microscópicas com o parasitismo foi avaliada.Foram 17 peixes examinados onde 12 apresentaram parasitos nas brânquias. Destes, 6 apresentaram-se parasitados por monogenéticos (Vancleaveus fungulus e V. platensis), 2 apresentaram cistos de Henneguya, 3 apresentaram cistos de Henneguya e Tripartiella e um peixe apresentou infecção mista com monogenéticos, Henneguya e Tripartiella. Assim como em condições naturais, onde há relatos de monogenéticos e Henneguya sp. em Pseudoplatystoma coruscans, na criação intensiva também foram encontrados tais parasitos. Foi o primeiro relato de Tripartiella sp. descrito em P. coruscans no Brasil.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2095
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Infecções parasitárias em pintados (Pseudoplatystoma coruscans, Agassiz 1829), em sistema de cultivo intensivo no município de Dourados, MS..pdf362,53 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback