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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLescura, Carolina-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.creatorBorges, Alex Fernando-
dc.creatorCappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.date.accessioned2012-12-20T18:09:30Z-
dc.date.available2012-12-20T18:09:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLESCURA, C. et al. Representações sociais sobre as relações de parentesco: estudo de caso em um grupo empresarial familiar. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 98-117, jan./fev. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/217-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to comprehend social representations of kinship relations in a group consisting of twelve family firms from the pharmaceutical industry, located in the State of Minas Gerais, Brazil. In addition, the theory of social representations was employed as the methodological approach, in order to uncover representations produced by different actors about the influence of kinship relations on the family group. The results revealed the occurrence of two major representations: kinship as social integration and a mechanism for the maintenance of the established organizational order, and kinship as a source of conflict. We concluded that the family businesses all shared aspects of contradictory practices and diverse objectives; at times focusing on business objectives and needs, while at other times being dominated by personal and/or family desires. As such, it is difficult to develop formulas and analytical models to understand study objects such as the family business group. This is because its actions are characterized by simultaneous subjective and objective aspects, in a constant dynamic of interaction between family and business.pt_BR
dc.languageotherpt_BR
dc.subjectEmpresa familiar-
dc.subjectFamília-
dc.subjectRelações de parentesco-
dc.subjectRepresentações sociais-
dc.subjectFamily business-
dc.subjectFamily-
dc.subjectKinship relations-
dc.subjectSocial representations-
dc.titleRepresentações sociais sobre as relações de parentesco: estudo de caso em um grupo empresarial familiarpt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of kinship relations: a case study in a family business grouppt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em compreender as representações sociais acerca das relações de parentesco em grupo constituído por doze organizações familiares do ramo farmacêutico, situadas em uma cidade do Estado de Minas Gerais. Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica das representações sociais, para resgatar as representações produzidas pelos diferentes atores sobre a influência das relações de parentesco no cotidiano do grupo familiar. As análises evidenciaram a ocorrência de duas grandes representações: parentesco como integração social e mecanismo de manutenção da ordem organizacional vigente e parentesco como fonte de conflito. Conclui-se que o grupo familiar estudado compartilha, no mesmo espaço, de práticas contraditórias e objetivos diversos, ora atendendo às necessidades empresariais, ora sendo dominado pelos desejos individuais e/ou familiares. Portanto, torna-se complexa a tarefa de ditar fórmulas e modelos analíticos para compreender esses objetos, como o grupo empresarial familiar, pois, em seu cotidiano, suas ações são permeadas de aspectos objetivos e subjetivos, concomitantemente, em dinâmica constante de interação de família com a organização.pt_BR
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