Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMafra, Flávia Luciana Naves-
dc.creatorCappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.creatorMendonça, Maria Cristina Angélico-
dc.creatorOliveira, Maria de Lourdes Souza-
dc.creatorPaula, Maria das Graças-
dc.date.accessioned2012-12-20T19:01:10Z-
dc.date.available2012-12-20T19:01:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMAFRA, F. L. N. et al. Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 40-67, jan./fev. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/220-
dc.languageotherpt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectPerspectiva críticapt_BR
dc.subjectPesquisa - Açãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoCom este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas também tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada “Reflexões Críticas em Administração”, a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo “críticas” era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas, tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas também da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características, abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Entretanto, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais – inclusive dos processos de ensino-aprendizagem – que envolviam esses atores.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica relatos de uma experiência.pdf617,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.