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Título: Gestão estratégica de uma cooperativa de trabalho médico: uma análise a partir da visão baseada em recursos
Título(s) alternativo(s): Strategic administration based on resources: the case of a cooperative of medical work
Autor : Aragon, Daniella Aparecida Monteiro
Primeiro orientador: Sette, Ricardo de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luciel Henrique de
Santos, Antônio Carlos dos
Área de concentração: Organizações, Estratégia e Gestão
Palavras-chave: Estratégia
Visão baseada em recursos
Serviço
Cooperativa
Unimed
Strategy
Service
Cooperative
Administration based on resources
Data da publicação: 5-Ago-2014
Referência: MONTEIRO, D. A. Gestão estratégica de uma cooperativa de trabalho medico: uma análise a partir da visão baseada em recursos. 2005. 169 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
Resumo: Com a globalização da economia e dos mercados, o uso de estratégias passou a ser crescentemente valorizado no que concerne aos padrões de competitividade das organizações. Para a condução do processo de prestação de serviços torna-se necessário um enfoque estratégico que possibilite a obtenção de um diferencial competitivo. Quanto às organizações cooperativas, é apresentado o desafio de encontrar as melhores estratégias que as auxiliem a se tornarem mais competitivas e permanentes no mercado. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar, a partir da Visão Baseada em Recursos (VBR), o processo de gestão estratégica dos serviços de uma Cooperativa de Trabalho Médico Unimed, para identificar seus fatores competitivos, mediante a identificação dos serviços e dos recursos utilizados para prestá-los, da relação cooperativa-cooperados e cooperativa-prestadores de serviços credenciados e da explicação do seu posicionamento estratégico para se manter competitiva no mercado, tendo em vista a aplicação de seus recursos. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, com os dados sendo coletados por meio dos cooperados, prestadores de serviços credenciados, presidente, gerente geral e assessora da diretoria da cooperativa. Depois de analisados, os resultados foram relacionados com a literatura norteadora do trabalho, permitindo assim atingir os objetivos de pesquisa. Os resultados mostram que, ao prestar serviços, a cooperativa utiliza alguns recursos. Pela VBR, a vantagem no mercado somente pode ser sustentada pela organização quando se baseia em recursos raros, inimitáveis e para os quais os concorrentes não podem encontrar substitutos. Assim, a cooperativa detém, como recursos estratégicos, os seus cooperados e prestadores de serviços credenciados que, conciliados à marca Unimed, proporcionam vantagem competitiva sustentável e posição de destaque em sua área de atuação. Finalmente, tem-se que a singular Unimed, objeto de estudo, exemplifica a importância e a evolução de sua modalidade dentro do segmento de assistência médica suplementar e confirma-se a necessidade de uma gestão estratégica, neste caso embasada nos princípios cooperativistas e, sobretudo, no mercado, que exige viabilidade econômica e competitividade.
In global integration times, the use of economic and market strategies became much valued in what it concerns to the patterns of organizations competition. For the conduction of the services installment process it becomes necessary a strategic focus which facilitates the acquisition of a competitive differentiation. To the cooperative organizations it is presented a challenge of finding the best strategies that could help them to become more competitive and stable in the market. In view of the fact, this research has an objective to analyse the strategic administration process of a Medical Cooperative Work (Unimed) starting from the Resource-Based View (RBV). From this, the present work aims to identify the competitive factors, by finding out the services and resources used by cooperative to the clients, the relationship between cooperative and cooperative members as well as cooperative and credible furnishing services, and the explanation of its strategic standing to maintain itself in a competitive way, taking into account the application of its resources. For this, a qualitative study of case was done, with the data being collected by means of cooperative members, credible supplying services, president, general manager and his adviser. After the analyses, the results were related with the literature findings in order to achieve the research objective. The results show that when rendering its services, the cooperative uses some resources. Through RBV, the advantage in the market can only be sustained by the organization when based on rare and inimitable resources and for which the competitors can not find substitutes. Thus, the cooperative has as strategic resources its own cooperative members, credible supplying services that linked to the trademark Unimed, can provide sustainable competitive advantage and distinguished status on its field of performance. Finally, it can be said that Unimed, the object of study, exemplifies the importance and the evolution of its modality inside the medical supplemental segment of attendance and it confirms the need of a strategic administration, based on cooperative principles of and above all, in the market which demands economic viability and competitiveness.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2227
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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