Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2229

Title: Aprendizagem e inovação na indústria automobilística: estudo de caso em desenvolvimento de produtos
Other Titles: Learning and innovation in the automotive industry: case of study in product development
???metadata.dc.creator???: Castro, Conrado Gomide de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Mozar José de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima Júnior, José Humberto Viana
Bermejo, Paulo Henrique
Pereira, Maria Cecília
???metadata.dc.description.concentration???: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
Keywords: Aprendizagem para inovação
Aprendizagem sóciopratica
Inovação tecnológica
Desenvolvimento de produto
Parcerias
Learning for innovation
Socio practice learning
Technological innovation
Product development
Partnerships
???metadata.dc.date.submitted???: 28-Apr-2011
Issue Date: 5-Aug-2014
Citation: CASTRO, Conrado Gomide de. Aprendizagem e inovação na indústria automobilística: estudo de caso em desenvolvimento de produtos. 2011. 101 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A inovação tecnológica é um dos pilares fundamentais da competitividade e do desenvolvimento industrial. No Brasil, a indústria automobilística caracteriza-se por uma cadeia composta de montadoras subsidiárias de empresas transnacionais, fornecedores imediatos, em sua maioria, incorporados nos grupos dessas empresas transnacionais, e de um terceiro nível de fornecedores de autopeças, geralmente formados por indústrias nacionais de menor porte. Para se tornarem mais competitivas, diversas configurações de parcerias entre elas estão cada vez mais comuns, onde se vê desenvolvimentos cooperativos entre fornecedores e montadoras com o objetivo de desenvolverem novas tecnologias e produtos. Para tanto, para compreender o processo de inovação nessas parcerias, acredita-se que elas só podem ser viabilizadas pela interação prática e pela socialização do conhecimento tácito e que a aprendizagem sóciopratica é a abordagem que pode explicar/incentivar os processos de inovação nas indústrias do setor automobilístico no Brasil. Por meio do estudo de dois casos de inovação em produto, onde o primeiro diz respeito ao desenvolvimento de um sistema eletrônico blocante do diferencial dianteiro de um automóvel por meio de uma parceria de co-desing e em seguida demonstra-se o processo de desenvolvimento de um sistema de partida a frio para motores de automóveis movidos a etanol por meio da formação de uma comunidade de prática, estudou-se o desenvolvimento de dois produtos inovadores em uma empresa do setor automobilístico, entrevistando os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dos respectivos produtos. Conclui-se que apesar de se tratar de dois processos diferentes de inovação, em ambos os casos o processo de inovação e criação do produto propiciaram a aprendizagem. A transmissão do conhecimento pelos canais formais de informação está diretamente relacionada aos interesses da empresa e a partir da iniciativa de seus colaboradores. Os indivíduos nas organizações são peças fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem, assim como no desenvolvimento de novas competências para a organização, e que o envolvimento e o interesse da organização no desenvolvimento de novas tecnologias influencia diretamente no processo de inovação, tornando-o mais ágil, fluido e dinâmico.
The technological advance is one of the leading factors for both competitiveness and market development. The automobile industry in Brazil is made up by a chain of international assembly line subsidiaries, first suppliers incorporated in groups within this international companies and another group of car spares from minor Brazilian companies. In order to become more competitive, these market segments are looking for partnerships to accomplish a better development of new technologies and products among suppliers and resellers. In order to understand the process of innovation among these partnerships, it is believed they will come true when real interaction occurs and this interaction then can explain and promote the development of the Brazilian automobile industry. According to two studied cases of product innovation where the first one is the development of an electronic system in the front part of a car using a co-design partnership followed by the other which shows the development of a cold start system for car engines running by ethanol through the formation of a community of practice, it was analyzed the development of two new products in the automobile industry. It can be concluded that despite being two separate new processes, the process of innovation and creativity lead to learning. The formal knowledge is directly related to the companies´ interests starting with everybody involved in the process. The staffs are very important to the development and learning as well as when we talk about creating new skills and it is also fundamental when the companies show interest in the development of new technologies to make the system more practical, fast and dynamic.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2229
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Aprendizagem e inovação na indústria automobilística.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback