Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2268
Título: Uma avaliação de movimento de malhas baseado na formulação laplaciana na resolução da equação do calor por discretizações de volumes finitos com refinamento de Delaunay
Autor : Oliveira, Frederico Santos de
Primeiro orientador: Oliveira, Sanderson L. Gonzaga de
Primeiro membro da banca: Ferreira, Daniel Furtado
Tavares, João Manuel R. S.
Área de concentração: Inteligência Computacional e Processamento Gráfico
Palavras-chave: Geração de malha
Refinamento adaptativo
Malha móvel
Mesh generation
Adaptive refinement
Moving meshes
Data da publicação: 2014
Agência(s) de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Referência: OLIVEIRA, F. S. de. Uma avaliação de movimento de malhas baseado na formulação laplaciana na resolução da equação do calor por discretizações de volumes finitos com refinamento de Delaunay. 2014. 123 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Neste trabalho, realiza-se a aplicação de um esquema, combinando o refinamento de delaunay e malhas móveis por volumes finitos na solução da equação do calor. Utiliza-se o algoritmo de Green e Sibson (1978) para geração da malha inicial, o algoritmo de Ruppert (1995) para realizar o refinamento adaptativo e o algoritmo de ¨Ung¨or (2004, 2009) para realizar melhorias na qualidade da malha. Movimenta-se os vértices para regiões de grande variação por meio de uma nova função monitora proposta, baseada na suavização laplaciana, que é responsável por guiar o movimento dos vértices. Compara-se a função monitora proposta com outras quatro funções monitoras, também baseadas na suavização laplaciana, presentes na literatura. Os resultados comparativos mostram que a nova função monitora proposta, mesmo não demandando o menor esforço computacional em relação `as demais, apresenta a menor quantidade final de vértices. Todos os procedimentos para realização dos experimentos são detalhados ao longo deste trabalho.
In this paper we apply a scheme, combining the refinement and delaunay meshing in finite volume solution of the heat equation. We use the algorithm Green and Sibson (1978) to generate the initial mesh, the algorithm Ruppert (1995) to perform adaptive refinement algorithm and ¨Ung¨or (2004, 2009) to make improvements on mesh quality. We move the vertices to great variability regions using a new proposed monitoring function based on the Laplacian smoothing, which is responsible for guiding the movement of the vertices. We compare the new proposed monitoring function with four other monitor functions, also based on the Laplacian smoothing that we find in the literature. The comparative results show that the new proposed monitoring function, while not requiring the least computational effort compared to the others, has the lowest amount of end vertices. All procedures for the experiments are detailed throughout this work.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, área de concentração em Inteligência Computacional e Processamento Gráfico, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2268
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Ciência da Computação - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Uma avaliação de movimento de malhas baseado na formulação laplaciana na resolução....pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.