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Título: Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de administração
Autor : Souza, Donizeti Leandro de
Primeiro orientador: Zambalde, André Luiz
Primeiro membro da banca: Antonialli, Luiz Marcelo
Sant’Anna, Anderson de Souza
Palavras-chave: Competência-chave
Prática educacional
Administrador - Formação
Instituição pública e privada
Educational practices
Training of administrator
Public and private institution
Key competencies
Data da publicação: 2014
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: SOUZA, D. L. de. Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de administração. 2014. 167 p. Dissertação (Mestrado em Administração - Gestão Estratégica, Marketing e Inovação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar, na percepção de alunos, em que medida as práticas dos cursos de bacharelado em Administração encontram-se alinhadas às competências demandadas pela atual sociedade do conhecimento. Partindo de estudos sobre o desenvolvimento de competências no ambiente acadêmico, o presente trabalho investigou o desenvolvimento das competências gerais, descritas por Sant’Anna (2002) e pelo Projeto DeSeCo (Definição e Seleção de Competências-chave), além do desenvolvimento das competências específicas à formação do administrador, descritas pelo Projeto Tuning - América Latina e pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de bacharelado em Administração. A pesquisa parte de uma abordagem quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariada, e pesquisa de campo, caracterizada como descritiva e comparativa, uma vez que se buscou descrever relações entre variáveis demográficas e preditoras, além de comparar o desenvolvimento de competências entre os respondentes de instituições públicas e privadas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a survey, na qual abrangeu 376 alunos concluintes dos cursos de bacharelado em Administração em seis instituições de ensino superior (públicas e privadas) mineiras. Dentre os principais resultados constatou-se que as competências sociais têm sido o grupo de competências gerais mais desenvolvido na formação do administrador. Por outro lado, as competências de investigação científica e as competências empreendedoras têm sido as competências menos desenvolvidas, surgindo a necessidade de novas práticas acadêmicas capazes de favorecer o desenvolvimento das mesmas. Entre as competências específicas identificou-se que as competências humanas representam o grupo de competências mais desenvolvido na formação do administrador. Já as competências legal-tecnológicas representam as competências menos desenvolvidas, principalmente no que se refere à capacidade de gerir sistemas de informação e o conhecimento do marco jurídico aplicado à gestão. Identificou-se, ainda, diferenças significativas de percepções sobre o desenvolvimento de competências gerais e específicas entre os alunos de instituições públicas e privadas, indicando perfis de formação diferentes. Os resultados nos permitem concluir que as práticas evidenciadas nos cursos de Administração não têm acompanhado as exigências das competências gerais e específicas evidenciadas na literatura, surgindo novas reflexões para melhorias na formação de administradores preparados para as diversas demandas econômicas e sociais.
Abstract: The objective of this work is to identify, in the opinion of students, to what extent the practices of bachelor courses in business are aligned to the demanded competencies by the current knowledge society. From the studies on the development of competencies in the academic environment, this study investigated the development of general competences described by Sant’Anna (2002) and DeSeCo Project (Definition and Selection of Key Competencies), and also the development of specific competencies to the training of the administrator, described by the Tuning Project - Latin America and the national curriculum guidelines of bachelor’s degree in business courses. The research started up from a quantitative approach, using descriptive and multivariate statistical techniques, and field research, characterized as descriptive and comparative, since it sought to describe relationships between demographic variables and predictors, beyond compare the development of competencies among the respondents from public and private institutions. The technique used was the survey, which covered 376 senior students of bachelor courses in business in six higher education institutions (public and private) of Minas Gerais State. Among the main results, we found out that social competencies have been the group of competencies more developed in the training of administrator. On the other hand, the competencies of scientific research and the competencies of entrepreneurial have been the less developed competencies, resulting in the need for new academic practices that are able to favor their development. Among the specific competencies, we identified that human competencies represent the group of competencies that are more developed in the training of administrator. On the other hand, the legal-technological competencies represent the competencies that are less developed, especially with regard to the ability to manage information systems and the knowledge of the legal framework applied to the management. It was also identified significant differences in the perceptions of the development of general and specific competencies among students of public and private institutions, indicating different training profiles. The results allow us to conclude that the practices highlighted in the business courses have not followed the demands for the general and specific competencies evidenced in the literature, emerging new insights for improvements in the training of administrators prepared for the various economic and social demands.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Administração, área de concentração em Administração estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2286
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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