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Title: Conflitos de interesses em cooperativas de crédito: um estudo sob a ótica da Social Network Analysis
Other Titles: Conflict of interests in credit cooperatives: a study under the Social Network Analysis scope
???metadata.dc.creator???: Giarola, Eduardo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Antônio Carlos dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rezende, Daniel Carvalho de
???metadata.dc.description.concentration???: Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
Keywords: Análise de rede social
Conflitos de agência
Cooperativas de crédito
Agency theory
Social web analysis
Credit cooperatives
???metadata.dc.date.submitted???: 11-May-2009
Issue Date: 6-Aug-2014
Citation: GIAROLA, E. Conflitos de interesses em cooperativas de crédito: um estudo sob a ótica da Social Network Analysis. 2009. 104 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: The aim of this study was to assess the technical adequacy of the social web analysis for the understanding of the conflicts in a credit cooperative agency. For that purpose the themes agency theory, social web analysis and cooperativism were used as a theoretical reference. The study was carried out at the Economy and Credit Cooperatives Central of Minas Gerais, Sicoob Central Cecremge, and their branch agencies in the state of Minas Gerais. This survey, featuring an exploratory and descriptive character, collected data by using two electronically applied questionnaires to all the 26 departments of Cecremge and all of the 81 cooperatives affiliated to the Central. Once in possession of the data from 5 departments and 17 affiliated cooperatives the social web analysis technique was used for the examination of relationship patterns among the agents involved in the system, particularly and consequently the identification and verification of existing conflicts among such agents. As a result, it was verified that the interaction pattern as for the notoriety, information and awareness webs is similar showing discrete variations, although a discrepancy occurred as for the communication web. Such partial conclusions were reinforced by the socio-gram analysis for it shows that there is a greater reciprocity, density, cohesion and little tendency to centralization in this particular web. Thus, the social webs analysis technique revealed that the lack of inter-cooperation among the affiliated cooperatives translates into a likely agency conflict in the organizations as it would create conditions under which opportunities for the conflict might arise. Such technique has, thus, proven adequate for the understanding of certain conflicts on credit cooperatives´ agencies.
O presente trabalho buscou avaliar a adequação da técnica de análise de rede social para a compreensão dos conflitos de agência em cooperativas de crédito. Foram utilizados, como referencial teórico, os temas teoria da agência, análise de rede social e cooperativismo. O estudo foi desenvolvido junto a Central das Cooperativas de Economia e Crédito de Minas Gerais, Sicoob Central Cecremge, e suas afiliadas localizadas no estado de Minas Gerais. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, coletou dados utilizando de dois questionários aplicados, por meio eletrônico, a 26 departamentos da Cecremge e todas as 81 cooperativas filiadas à Central. De posse dos dados de 5 departamentos e 17 cooperativas filiadas, utilizou-se da técnica de análise de rede social para examinar padrões de relacionamentos entre os agentes envolvidos nesse sistema, particularmente e consequentemente a identificação e a verificação dos conflitos entre esses agentes. Como resultado, observou-se que o padrão de interações, para as redes de notoriedade, informação e consciência, é semelhante, apresentando discretas variações. Ao passo que para a rede de comunicação houve uma discrepância. A análise dos sociogramas reforçou essas conclusões parciais, pois demonstrou que nessa rede há maior reciprocidade, densidade, coesão e pouca tendência à centralização. A técnica de análise de redes sociais retratou que a falta de intercooperação entre as cooperativas filiadas traduz-se em um possível conflito de agência nas organizações, pois criaria condições que geram oportunidades para que o conflito surja. Assim, essa técnica mostrou-se propícia para a compreensão de determinados conflitos de agência em cooperativas de crédito.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2321
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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