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Título : Estratégia de criação de conhecimento em micro e pequenas empresas por meio de programas de estágio: uma realidade ou um desafio?
Título(s) alternativo(s): Strategy creation of knowledge in micro and small enterprises through training programs: a reality or a challenge?
Autor: Souza, Donizeti Leandro de
Zambalde, André Luiz
Oliveira, Nivaldo
Palavras-chave: Criação de conhecimento
Micro e pequenas empresas
Programas de estágio
Knowledge creation
Micro and small enterprises
Internship programs
Publicador: Anegepe
Data da publicação: 2013
Referência: SOUZA, D. L.; ZAMBALDE, A. L.; OLIVEIRA, N. Estratégia de criação de conhecimento em micro e pequenas empresas por meio de programas de estágio: uma realidade ou um desafio? Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 33-56, 2013.
Resumo : Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a implantação de programas de estágio e a construção de conhecimentos em micro e pequenas empresas (MPE’s), identificando, se na prática, esses programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s em um município do Sul de Minas Gerais, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio por meio de uma perspectiva de criação de conhecimentos. Apesar de identificar a possibilidade de construção de conhecimentos, foi evidenciado, como grande dificultador, o desconhecimento dos empresários sobre os benefícios dos programas de estágio para além da redução de custos, fato este que contribui para a fragilidade de muitos desses programas. Ademais, espera-se com o estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, despertando sobre a possibilidade de criação de novos conhecimentos por meio de processos de trocas entre empresas e estudantes.
Abstract: The objective of this study is to analyze the relationship between the implementation of internship programs and the construction of the organizational knowledge in Micro and Small Enterprises (MSE's), by identifying if in practice this kind of programs has been developed with organizational learning goals or just as a cost reduction way. A qualitative research was applied with entrepreneurs and interns of MSE's in a city in south of Minas Gerais, having as main issue the management of internship programs with a knowledge creation perspective. Despite the identification of the possibility of knowledge construction, a huge complicator was evidenced, the unfamiliarity of the entrepreneurs about the benefits of the internship programs besides the cost reduction, fact that contributes to the fragility of many of this programs. In addition, there is an expectation this study contributes to the practical discussion about how the internship programs could be turned in strategic channels to MSE's, awakening to the possibility of creation of new knowledge's though the exchange process with students and enterprises.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2349
Idioma: pt_BR
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