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Título: Relação entre geração de valor ao acionista e valor de mercado das ações: uma análise em painel comparando o EVA® e o MVA® no mercado brasileiro
Título(s) alternativo(s): Relationship between generation of value to shareholder and stock market value: a panel data analysis comparing EVA® and MVA® in the Brazilian market
Autor : Cerqueira, José Eloy Araújo
Primeiro orientador: Salazar, German Torres
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Perobelli, Fernanda Finotti Cordeiro
Primeiro membro da banca: Antonialli, Luiz Marcelo
Calegário, Cristina Lelis Leal
Palavras-chave: EVA®
MVA®
Eficiência de mercado
Dados em painel
Ibovespa
EVA(tm)
MVA(tm)
Efficient Markets
Panel Data
BOVESPA Index
Data da publicação: 7-Ago-2014
Referência: CERQUEIRA, J. E. A. Relação entre geração de valor ao acionista e valor de mercado das ações: uma análise em painel comparando o EVA® e o MVA® no mercado brasileiro. 2007. 87 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
Resumo: Esse trabalho objetivou verificar a provável ocorrência de relação entre duas importantes e inovadoras métricas financeiras: o EVA® (Economic Value Added ou Valor Econômico Adicionado) e o MVA® (Market Value Added ou Valor de Mercado Adicionado). Caso tal relação se verificasse, seria possível inferir que o mercado acionário brasileiro é eficiente em relação a informações relevantes. Ou seja, caso a empresa apresente altos EVA®´s passados, é de se esperar que tal informação favorável esteja embutida na valorização de suas ações, o que seria verificado através do seu MVA®, pois o mesmo incorpora o valor de mercado dessa empresa. Para testar essa relação, foi definido como objeto de estudo o conjunto de empresas, com suas respectivas ações, que tiveram participação no Ibovespa no mês de julho de 2006. Essa amostra abrangeu dados trimestrais de 1998 a 2005. Os testes foram efetuados utilizando-se a técnica estatística de dados em painel, de forma a considerar variações nas métricas entre empresas e ao longo do tempo. Assim, em termos mais específicos, esse trabalho perseguiu três objetivos secundários: calcular o EVA® das empresas arroladas no Ibovespa de então; calcular o MVA® dessas mesmas empresas e estimar, através da metodologia de dados em painel, um modelo capaz de descrever a relação entre essas duas variáveis, utilizando para isso algumas variáveis de controle. As relações encontradas indicaram que, no Brasil, o mercado parece reagir bem à tendência à geração de valor das empresas, o que se reflete na reavaliação de suas ações e de seu valor de mercado, acarretando num maior valor de mercado adicionado. Isso aponta para a presença de eficiência no mercado brasileiro. Portanto, parece permanecer o impasse em relação às evidências empíricas em torno da relação entre essas duas métricas, tornando pertinente empreender novos testes empíricos.
The aim of this work was to verify the probable occurrence of a relationship between two important and innovative financial metrics: EVA® (Economic Value Added) and MVA® (Market Value Added). If such relationship were verified, it would be possible to infer that the Brazilian stock market is efficient in relation to important information. In other words, in case a company presents high past EVA®s, one expects such favorable information to be added to the valorization of its stocks, what would be verified through its MVA®, because MVA® incorporates the market value of that company. To test this relationship, I defined as the object of this study a group of companies, with their respective stocks, that had participation in BOVESPA Index in July, 2006. This sample embraced trimestrial data from 1998 to 2005. The tests were done using the panel data statistical technique, in order to consider variations in metrics among companies and along the time. Thus, in more specific terms, this work pursued three secondary objectives: to calculate EVA® of the companies inventoried in BOVESPA Index; to calculate MVA® of those same companies and to esteem, through panel data methodology, a model capable of describing the relationship between those two variables, using some control variables for this purpose. The relationships I found indicated that, in Brazil, the market seems to react well to companies' tendency to create value, what is reflected in the revaluation of their stocks and market value, providing a higher market value added. This points to the presence of efficiency in the Brazilian market. Therefore, the impasse in relation to the empiric evidences around the relationship among those two metrics seems to remain, making it pertinent to undertake new empiric tests.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2387
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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