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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2460

Title: Relações entre atributos, benefícios e valores na decisão de compra de gasolina aditivada
Other Titles: Relations among attributes, benefits and values in midgrade gasoline purchase decision
???metadata.dc.creator???: Mesquita, Marcelo Andrade Botelho
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sette, Ricardo de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rezende, Daniel Carvalho de
Antonialli, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.concentration???: Organizações, Estratégia e Gestão
Keywords: Teoria da cadeia de meios e fins
Gasolina aditivada
Comportamento do consumidor
Laddering
???metadata.dc.date.submitted???: 5-Oct-2007
Issue Date: 8-Aug-2014
Citation: MESQUITA, M. A. B. Relações entre atributos, benefícios e valores na decisão de compra de gasolina aditivada. 2007. 203 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito desta pesquisa foi investigar o comportamento de compra do consumidor de gasolina aditivada na perspectiva da teoria da Cadeia de Meios e Fins. A amostra foi composta por 55 consumidores da cidade de Montes Claros/MG. Segundo a teoria da Cadeia de Meios e fins, é possível entender o processo de decisão e o comportamento de compra do consumidor pela análise da sua rede de valores pessoais. Os consumidores procuram nos produtos atributos que lhes tragam benefícios, mas são seus valores pessoais que determinam a importância dos benefícios buscados. Para acessar a estrutura cognitiva desses consumidores foi utilizada a entrevista em profundidade do tipo Laddering, por meio da qual foram identificados 5 atributos, 22 benefícios e 13 valores pessoais, cujas inter-relações foram representadas em um Mapa Hierárquico de Valores. A partir do Mapa Hierárquico de Valores elaborado, oito diferentes grupos de consumidores de gasolina aditivada foram identificados: os preocupados com o futuro, os que buscam dinheiro para ser feliz e viver bem, os que se preocupam com sua segurança no trânsito, os antiestresse, os que procuram sempre honrar a palavra, os que têm prazer e orgulho com o veículo, os realizadores e os ecologicamente conscientes. A análise das motivações subjacentes a aos valores pessoais citados revelou que parte considerável da opção por gasolina aditivada está relacionada à busca por estabilidade e conservação, o que sugere a existência de um nicho de mercado passível de atuação por parte das companhias distribuidoras. A partir dos resultados obtidos, algumas implicações gerenciais e sugestões para futuras pesquisas foram apontadas.
The present dissertation had as its major objective to investigate the purchase behavior of midgrade gasoline consumers in the perspective of Means-End Chain theory. The sample was composed of 55 midgrade gasoline consumers in the city of Montes Claros/MG, Brazil. Accordingly to the Means-End Chain theory, it is possible to understand the consumers’ decision process and purchase behavior by analyzing their value network. Consumers seek for products attributes that they believe will bring benefits. However, the importance of those benefits is settled by the consumers’ personal values. The deep interview technique of Laddering was used to access consumers’ cognitive structures. Through that, it was possible to identify 5 attributes, 22 benefits and 13 personal values. The inter-relations among those elements were represented in a Hierarchical Value Map (HVM). From the HVM, eight different groups of midgrade gasoline consumers were identified: those who are future aware, those who care for money to be happy and live well, those who care for traffic safety, those who care for no stress, those who care for keeping one’s word, those who are pleased and proud of their vehicle, the accomplishers and those who are ecologically aware. The analysis of motivations behind the mentioned personal values revealed that a relevant part of the option for midgrade gasoline is related to the search for stability and conservation, which suggests the existence of a market nixie that can be explored by the fuel companies. From those and other findings, managerial implications and suggestions for future studies were presented.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2460
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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