Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2502

Título: Inserção internacional de empresas de cafés industrializados do Brasil: um estudo multicasos
Título Alternativo: International insertion of the Brazil roast coffees' companies: a multicase study
Autor(es): Freitas, Mara Luiza Gonçalves
Orientador: Santos, Antônio Carlos dos
Membro da banca: Machado, Rosa Teresa Moreira
Calegário, Cristina Lelis Leal
Giordano, Samuel Ribeiro
Área de concentração: Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
Assunto: Modelo de Uppsala
Escola Nórdica de Negócios Internacionais
Cafés do Brasil
Exportação
Torrefação
Upssala Model
International Nordic Schooll of Business
Foreign
Roasted & ground coffee companies
Data de Defesa: 10-Fev-2006
Data de publicação: 11-Ago-2014
Referência: FREITAS, M. L. G. Inserção internacional de empresas de cafés industrializados do Brasil: um estudo multicasos. 2006. 174 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e ou moído brasileira sob a perspectiva dos Chief Executive Officers (CEOs), por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização. Buscou-se, por meio deste, atingir os seguintes objetivos: (i) verificar quais competências essenciais a firma e estes executivos precisaram desenvolver para a inserção no contexto internacional; (ii) a visão desses executivos em relação ao mercado internacional no segmento de industrial de café torrado em grão e/ou moído e o respectivo processo de seleção de mercados-alvo; (iii) verificar qual o impacto do relacionamento interpessoal e corporativo no contexto da internacionalização dessas firmas; (iv) verificar quais as estratégias adotadas em relação às diferentes características psíquicas de cada mercado externo e a percepção desses executivos em relação à governança institucional e à promoção institucional do café industrializado brasileiro, via PSI APEX-Brasil/Sindicafé-SP; (v) avaliar como as instituições (públicas especialmente), difusoras das regras do jogo, favorecem ou não o acesso ao mercado internacional de cafés industrializados. Como uma das conclusões, o estudo demonstra que, para o CEO da ENCAFEX brasileira, o mercado internacional é um "oásis", embora o processo de expansão seja decorrente de uma ação estratégica realizada após a consolidação dos negócios da firma no mercado doméstico.
The purpose of this study is to assess the international action of the Brazilian roasted & ground coffee companies from the standpoint of Chief Executive Officers (CEOs), through the study of five cases of Brazilian manufacturers of roasted beans & ground coffee in the process of internationalization. With it, we aim the following goals: (i) check what essential competencies the firm and its executives needed to develop in order to enter the international market; (ii) check the view of these executives about the international market in the segment of roasted coffee beans and/or ground coffee and the relevant process to select target markets; (iii) check the impact of interpersonal and corporate relationship in the context of internationalization; (iv) check the strategies adopted considering the different psychic characteristics of each foreign market as well as their perception of the institutional governance in relation to institutional promotion of industrialized Brazilian coffee, across PSI APEX-Brasil/Sindicafé-SP; (v) evaluate how institutions (especially public) which lay down the rules of the game favor or do not favor access to the international market of industrialized coffees. As one conclusions, the study demonstrate that for CEO of the Brazilian roasted e ground coffee industry, the international market is an "oasis", while the expansion process being go of one strategic action accomplishing after the consolidation of the firm´s business in domestic market.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2502
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Inserção internacional de empresas de cafés industrializados do Brasil.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback