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Título: Metodologia qualitativa e quantitativa nos estudos em administração e organizações: lições da história da ciência
Autor(es): De Benedicto, Samuel Carvalho
Benedicto, Gideon Carvalho de
Stieg, Carlos Maciel
Andrade, Gustavo Henrique Nogueira de
Assunto: Metodologia qualitativa
Metodologia quantitativa
Estudos organizacionais
História da ciência
Data de publicação: 2011
Referência: BENEDICTO, S. C. de. et al. Metodologia qualitativa e quantitativa nos estudos em administração e organizações: lições da história da ciência. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 39-60, maio/ago. 2011.
Resumo: Este estudo de natureza teórica analisa as contribuições da história da ciência para a produção do conhecimento científico no campo da administração e dos estudos organizacionais. Verificou-se no estudo que as teorias concernentes aos estudos administrativos e organizacionais são falíveis e permanecem sujeitas a um aperfeiçoamento constante ou substituição. Deve-se aceitar a ideia da necessidade de constante transformação e aperfeiçoamento do conhecimento. Evidenciou-se que os estudos em administração e organizações testemunharam uma mudança de paradigma quando a escola clássica de administração foi questionada e acrescida de novos paradigmas. Dessa forma, esse campo de estudos tornou-se pluralístico, com conflito entre paradigmas e ciência normal, não sendo diferente as questões concernentes às suas metodologias de pesquisa. Nesse contexto, a história da ciência pode prover importantes lições ao mostrar que a revolução científica não foi aceita pacificamente, senão por meio de acirradas discussões e aparentes contradições. Diversos autores buscaram uma aproximação entre as Ciências Sociais e Naturais. Assim, a utilização conjunta de metodologias qualitativas e quantitativas está cada vez mais presente na pesquisa administrativa e organizacional conferindo uma maior legitimação às diversas formas de abordagem do tema. Os debates sobre qual a melhor abordagem permanecem, apesar de ocorrer um maior diálogo entre essas duas correntes de pensamento metodológico nas últimas décadas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/251
Idioma: other
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