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Title: Estratégias genéricas no varejo alimentício de hortifrutigranjeiros: um estudo comparativo entre supermercados de diferentes portes
Other Titles: Generic strategies in the retail alimentary trade of fruits and vegetable farmers: a comparative study between supermarkets of different carriages
???metadata.dc.creator???: Knop, Marcelo Ferreira Trezza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Antonialli, Luiz Marcelo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sette, Ricardo de Souza
Lima Júnior, José Humberto Viana
???metadata.dc.description.concentration???: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
Keywords: Hortifrutigranjeiros
Supermercado
Estratégias
Fruits and vegetable
Supermarkets
Strategies
???metadata.dc.date.submitted???: 1-Feb-2007
Issue Date: 11-Aug-2014
Citation: KNOP, M. F. T. Estratégias genéricas no varejo alimentício de hortifrutigranjeiros: um estudo comparativo entre supermercados de diferentes portes. 2007. 181 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho procura responder se há ou não diferenças estratégicas adotadas no varejo de hortifrutigranjeiros por supermercados de diferentes portes (dois pequenos e dois médios). Nesse sentido, foram adotadas quatro tipologias estratégicas, denominadas estratégias genéricas, ou seja, aquelas que podem ser aplicadas a todos os tipos de empresas. Conseqüentemente, foram aplicadas as tipologias de Porter (2004), Mintzberg (1988; 2006) e Miles et al. (1978). A primeira enfatiza que as empresas devem buscar estratégias de liderança em custo ou diferenciação ou enfoque, visando enfrentar as cinco forças competitivas; a segunda, que é um refinamento da primeira tipologia, destaca que uma empresa pode diferenciar-se no mercado competitivo por meio da qualidade de seus produtos, do preço, da imagem, do design, do suporte e da não-diferenciação dos mesmos. Já a terceira tipologia destaca como as empresas estudadas se posicionam no seu ambiente competitivo, destacando que as mesmas podem adotar estratégia prospectora, defensiva, analítica e reativa, na solução dos seus problemas empreendedores, de engenharia e administrativos. Os resultados da pesquisa mostram posicionamentos distintos das PMEs com relação a como estas definem no setor seu domínio de produto/mercado e constroem mecanismos para atingi-lo. Assim, as pequenas empresas apresentaram um comportamento conservador, enquanto as médias são mais agressivas, isto é, as primeiras buscam estabilidade, e as segundas, crescimento. Com relação às demais estratégias adotadas, pode-se dizer que foram encontradas algumas similaridades, mas também diferenças. Como similaridade pode-se destacar a adoção da estratégia de diferenciação pelas empresas A, B e C, no que tange à qualidade e suporte, e, como diferença, a adoção da estratégia de enfoque em custo no setor pela empresa D. É importante esclarecer também que uma tipologia serviu como complemento para as outras e que verificou-se a importância de um relacionamento mais próximo entre empresa varejista/fornecedor e empresa varejista/cliente, visando à efetividade das ações das mesmas no setor.
The present work is going to answer existence or not of strategic differences adopted in the retail trade of fruits and vegetable farmers by supermarkets of different carriages. Aiming at answer this problem was carried out a comparative study of the strategies adopted by four supermarkets of different carriages, specifically trying the retail trade of fruits and vegetable farmers. For it reach this objective were adopted four strategic typologies, named generic strategies, or be, those that can be applied to all of the kinds of companies. Consequently, they were adopted the typologies of Porter (2004); Mintzberg (1988; 2006) and Miles et al. (1978). First it emphasizes that the companies should seek strategies of leadership in cost or differentiation or approach, aiming at face the five competitive forces; to second, that is a refinement of the first typology, detaches that a company can differentiate itself in the competitive market through the quality of his products, of the price, of the image, design, support and through the not-differentiation of the same. Already to third typology is going to detach like the companies studied are positioned in his competitive environment, detaching that the same can adopt strategy prospector, defensive, analytic and reactivates in the solution of the his entrepreneurial problems, of engineering and administrative. The results of the research show distinct positionings of the PME' s regarding as the definite company in his sector domain of product/market and work mechanisms for reached him. Like this, the small company presented a conservative behavior, while the medium more aggressive saints, this is, the first sought stability, and the second, growth. With relation the too strategies adopted by the companies, is able to be said that were found some similarities, but also differences. As similarity is able to be detached the adoption of the strategy of differentiation by the companies A, B and C in what plays to the quality and support; and, as difference, the adoption of the strategy of approach in the sector by the company D. It is important clear also that a typology served like complement for the other.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2511
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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