Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DMV - Departamento de Medicina Veterinária >
DMV - Programa de Pós-graduação >
DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2517

Título: Técnica do Biospeckle Laser na avaliação de sêmen bovino congelado
Autor(es): Carvalho, Pablo Henrique Andrade
Coorientador(es): Barreto Filho, João Bosco
Membro da banca: Braga Júnior, Roberto Alves
Rabelo, Giovanni Francisco
Arruda, Rubens Paes de
Área de concentração: Ciências Veterinárias
Assunto: Motilidade
Sêmen
Reproducao animal
Bovino
Laser
Biospeckle
Data de Defesa: 7-Ago-2007
Data de publicação: 11-Ago-2014
Referência: CARVALHO, P. H. A. Técnica do Biospeckle Laser (BSL) na avaliação de sêmen bovino congelado. 2007. 52 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
Resumo: A avaliação de viabilidade dos espermatozóides após o descongelamento é essencial para o controle de qualidade do sêmen. A técnica Biospeckle laser (BSL) já foi utilizada para mensurar atividade biológica em sementes, frutas, tecido embrionário e pode ser uma ferramenta para a análise de sêmen. Biospeckle é um fenômeno de interferência que ocorre quando um material biológico é iluminado por luz laser. Através do registro da história temporal do biospeckle é possível calcular o momento de inércia (MI), índice que quantifica a atividade do material analisado. Este trabalho apresenta resultados obtidos com a aplicação do BSL na avaliação de parâmetros de motilidade de sêmen bovino congelado. Em um primeiro experimento, propõe-se a técnica do BSL para a avaliação de vigor (Vig), motilidade individual (Mot) e concentração de células móveis (CCM) em sêmen bovino congelado. No segundo experimento, foram testadas duas diferentes fontes de luz laser para a análise de sêmen bovino com concentração padronizada. Um índice integrando Vig e Mot, avaliados microscopicamente, denominado índice de vigor e motilidade (IVM), foi proposto para comparação direta entre avaliação microscópica e o MI. A capacidade da técnica em detectar a degradação de Vig e Mot no período decorrido após o descongelamento foi investigada. Em ambas as etapas os valores de MI foram comparados com a avaliação microscópica, estabelecendo-se correlações entre os dois métodos. O sêmen foi diluído e congelado. Alíquotas de 10 µl foram utilizadas para a classificação de Vig, Mot, IVM, CCM e concentração espermática total (CT). Após a avaliação microscópica, cada amostra foi exposta à luz laser, originando imagens sucessivas do biospeckle que foram captadas por uma câmera e transformadas em uma matriz espaço por tempo, denominada Spatial Temporal Speckle, a partir da qual calculou-se o MI. Verificou-se que o MI tem correlação com os principais parâmetros da cinética espermática, refletindo a atividade dos espermatozóides, e que a técnica BSL representa uma ferramenta alternativa para a análise objetiva da qualidade de sêmen bovino congelado.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2517
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Técnica do Biospeckle Laser na avaliação de sêmen bovino congelado524,42 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback