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Title: Redes de cooperação no varejo: um estudo teórico-empírico em centrais de negócios supermercadistas no Estado de São Paulo
Other Titles: Cooperation networks in the retail: a theoretical and empirical study in supermarket business centers in the state of São Paulo
???metadata.dc.creator???: Livato, Marcos
Benedicto, Gideon Carvalho de
Keywords: Redes de cooperação
Canais de distribuição
Varejo
Cooperation networks
Distribution channels
Issue Date: 2010
Citation: LIVATO, M.; BENEDICTO, G. C. de. Redes de cooperação no varejo: um estudo teórico-empírico em centrais de negócios supermercadistas no Estado de São Paulo. Base: revista de administração e contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 7, n. 3, p. 221-232, jul./set. 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Os novos moldes de competitividade têm sugerido que as atenções se voltem para uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos no setor supermercadista, que envolva o produtor e o consumidor final dos produtos, a fim de reduzir os custos operacionais. Sabe-se que a eliminação de algumas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição pode representar, para os pequenos e médios varejistas, uma importante vantagem competitiva, em vista da eliminação dos custos adicionais cobrados pelos intermediários. Os objetivos deste trabalho são, primeiro, identificar se a participação do pequeno supermercadista em redes de cooperação proporciona a ele o acesso às compras diretamente das indústrias, e, segundo, verificar quais os benefícios obtidos pelos associados nessas negociações. A pesquisa bibliográfica serve de base para a definição da metodologia adotada, que foi realizada por meio de um estudo observacional junto aos gestores de dezenove Centrais de Negócios Supermercadistas no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário com perguntas fechadas. Após a coleta dos dados e tabulação, foram aplicadas técnicas quantitativas de análise de dados por meio do sistema SAS. O estudo revela a migração de uma parcela das compras do canal Atacado para a Indústria, proporcionando reduções de preços e negociações de ações de marketing conjuntas para os associados.
Abstract: The new molds of competitiveness have suggested that the attentions should be focused on an efficient management of the supply chain in the supermarket departments, starting from the producer until the end user of the products, reducing the operational costs. It is known that the elimination of some intermediation stages into the distribution channels can represent to the small and medium retailers an important competitive advantage, with the elimination of the additional costs charged by the intermediaries. The objective of this study is to identify if the participation in cooperation networks provides to the small supermarkets access to buy directly from the industries, and also show what benefits are obtained in these negotiations. The bibliographic research was the base to define the methodology of this paper that was realized through an observational study realized with nineteen Supermarket Business Centers in the state of São Paulo. For data collection, it was prepared a questionnaire with specific questions. After the data collection and
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/253
???metadata.dc.language???: other
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