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Title: A comunicação interna na administração pública: um estudo de caso na Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas-URESM-Lavras-MG
Other Titles: The internal communication in the public administration: study of case in the Regional unit of Epamig South Minas-MG
???metadata.dc.creator???: Peule, Rosa Manuel
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Luis Carlos Ferreira de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Elias Rodrigues de
Silva, Rogério Antonio
???metadata.dc.description.concentration???: Organizações, Estratégias e Gestão
Keywords: Comunicação organizacional
Fluxos de comunicação
Canais de comunicação
Organizational communication
Flows of communication
Canals of communication
???metadata.dc.date.submitted???: 25-Feb-2010
Issue Date: 12-Aug-2014
Citation: PEULE, R. M. A comunicação interna na administração pública: um estudo de caso na Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas - URESM - Lavras, MG. 2010. 116 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar o processo de comunicação interna em uma empresa pública, a partir da descrição do perfil dos atores do processo comunicativo da análise das relações interpessoais; e da identificação dos canais e fluxos de comunicação interna. Foi realizada uma pesquisa com base nos métodos qualitativo e quantitativo de caráter exploratório e descritivo. Verificou-se que a maioria dos entrevistados é de homens com mais de 45 anos de idade, com alto nível de escolaridade (doutorado), possui o cargo de pesquisador e atua na área de pesquisa. A pesquisa mostrou que, na visão dos empregados entrevistados, a comunicação interna é aquela que trata das relações entre os funcionários e da disseminação de informações dentro da organização. No entanto, as atividades de assessoria de comunicação são desenvolvidas em Belo Horizonte e só se preocupam com a diretoria da empresa, tendo como principais atividades de comunicação aquelas que visam o público externo. A comunicação entre trabalhadores (comunicação interpessoal) é satisfatória e, além disso, existe um bom relacionamento entre empregados. A pesquisa também revelou que os trabalhadores estão conscientes sobre a importância do trabalho em equipe para a consecução dos objetivos organizacionais. Os trabalhadores da URESM conhecem os seus papéis dentro da empresa, contribuindo, desta feita, para um ambiente favorável a comunicação eficaz. Os canais de comunicação interna mais utilizados pela empresa consistem, basicamente, na intranet/internet, reuniões e conversa direta. Além destes canais mencionados, a comunicação interna também é feita por meio de informativos produzidos pela empresa, a saber: Epamig Notícias, Epamig Informa, Epamigos e Epamig News. No que se refere aos fluxos de comunicação interna, a comunicação interna na URESM é mais veiculada de cima para baixo ou entre superior hierárquico e subordinado e o método de transmissão de informação descendente é mediante instruções, ordens e procedimentos. Os trabalhadores da URESM sentem-se à vontade para expor as opiniões. Porém, não existe nenhum mecanismo formal na empresa para receber sugestões, críticas dos empregados. Quanto à estrutura organizacional, existem algumas barreiras de ordem cultural e estrutural que dificultam o fluxo livre de informações entre os trabalhadores, devido à complexidade do setor público. A partir dos resultados obtidos, foram feitas algumas sugestões para a URESM, divididas em categorias, como criação de assessorias de comunicação nas unidades regionais da Epamig; existência e disponibilidade de livro de reclamações e de caixa de sugestões; realização de reuniões mensais com participação de todos os funcionários e realização de pesquisas futuras, com ênfase nos aspectos culturais e estruturais que interferem no livro fluxo de informações nas empresas públicas.
The present work was developed with the objective to analyze the process of internal communication in a public company from the description of the profile of the actors of the communicative process; it analyzes of the interpersonal relations; identification of the canals and flows of internal communication. A research was carried through on the basis of the methods qualitative and quantitative of discovery and descriptive character. It was verified that the majority of the interviewed ones is men with more than 45 years of age and high level of escolaridade (Ph.D.). The majority possesss the researcher position and acts in the seek area. The research showed that in the vision of the interviewed employees, the internal communication is that one that inside deals with the relations between the employees and dissemination of information of the organization. However, the activities of communication assessorship are developed in Belo Horizonte and, are only worried about the direction of the company, having as main activities of communication those that aim at the external public. The communication between workers (interpersonal communication) is satisfactory, moreover, a good relationship between employees exists. The research also disclosed that the workers are conscientious on the importance of the work in team for the achievement of the organizacionais objectives. The workers of the URESM inside know its papers of the company, contributing of this made for a favorable environment efficient communication. The internal communication channels more used by the company consist basically of the Intranet/Internet; meetings and direct communication. Beyond these mentioned internal communication channels, the internal communication also is made through news produced for the company, namely: Epamig notice; Epamig Informa, Epamigos and Epamig News. As for the flows of internal communication, the internal communication in the URESM more is propagated from top to bottom or between hierarchic superior and subordinate and the method of transmission of descending information is by means of instructions, orders and procedures. The workers of the URESM feel will to display the opinions to it. However, no formal mechanism in the company does not exist to receive suggestions, critical of the employees. How much to the organizacional structure, some barriers of cultural and structural order that make it difficult the free flow of information between the workers, due to complexity of the public sector exist. From the gotten results some suggestions for the URESM had been made divide in categories as: creation of assessorships of communication in the regional units of the Epamig; existence and availability of book of claims, box of suggestions; accomplishment of monthly meetings with participation of all the employees; accomplishment of future research with emphasis in the cultural and structural aspetos that intervene with the book flow of information in the public companies.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2582
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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